Imunização

Curitiba chama idosos acima de 67 anos para aplicação de dose de reforço

Vacinação contra covid-19
Foto: Freepik

Nesta terça-feira (09), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fará aplicação da dose de reforço contra a covid-19 para os idosos com 67 anos completos ou mais vacinados com a segunda dose até 12 de maio. Este grupo que está sendo convocado atinge o intervalo mínimo de 180 dias desde a última dose.

A dose complementar também estará disponível para pessoas imunossuprimidas vacinadas com segunda dose até, no máximo, 12 de outubro. Para este público, o intervalo mínimo recomendável é de 28 dias.

LEIA TAMBÉM:

>> Curitiba vacina adolescentes com 12 anos ou mais e conclui convocação para 1ª dose

>> Ministério da Saúde libera terceira dose para quem tomou Coronavac e marcou viagem

Os idosos e imunossuprimidos anteriormente convocados para a dose de reforço e que ainda não compareceram também podem buscar os pontos de vacinação nesta terça-feira (09). A vacina estará disponível em 13 pontos, das 8h às 17h (lista abaixo).

Análise

“É importante que todos os convocados para a dose de reforço compareçam, para que seja possível manter a resposta imunológica à covid-19 destes indivíduos, considerados os mais suscetíveis atualmente”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Dados da SMS apontam que os idosos, mesmo vacinados com duas doses, podem voltar a ficar suscetíveis à doença, se não receberem dose de reforço.

De 1 de julho a 31 de outubro, ocorreram 1.296 óbitos na capital paranaense em decorrência da covid-19. As mortes em idosos (pessoas com 60 anos ou mais) representaram 59% (769 pessoas) do total no período avaliado.

Entre os idosos, 539 (70%) estavam imunizados com duas doses. Destes, 145 (27%) tinham recebido a segunda dose há mais de 150 dias, o que reafirma a necessidade da aplicação do reforço.

Já as mortes em pessoas com 59 anos ou menos representaram 41% (527 pessoas) do total de óbitos de julho a outubro. Entre os de 59 anos ou menos, 19 mortes (4% do total) foram de pessoas imunizadas. E, destas 19 pessoas, apenas 3 (16%) tinham recebido a segunda dose há mais de 150 dias.

“Com estes números fica bem evidente que os idosos têm uma necessidade maior de dose de reforço, em comparação a pessoas mais jovens”, explica o epidemiologista da SMS Diego Spinoza.

“A redução da resposta imunológica nos idosos acontece devido ao que chamamos de imunossenescência, que é o envelhecimento do sistema imunológico. Considerando o fato, temos que ter estratégias diferentes para esse público”, esclarece o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides Oliveira.

Mensagem de convocação

Os convocados para a dose de reforço recebem mensagem pela plataforma Saúde Já (aplicativo ou site). A mensagem é uma forma de lembrete e uma ferramenta para incentivar a vacinação. Mas a apresentação da mensagem não é mais obrigatória.

O que levar

Para receber a dose de reforço da vacina, a pessoa deve se encaixar nos critérios de convocação, procurar um dos pontos de vacinação, das 8h às 17h, levando um documento de identificação com foto e CPF.

Repescagem contínua

Além do reforço para idosos e imunossuprimidos e das segundas doses agendadas para esta terça-feira (9/11), os pontos de vacinação também vão atender: repescagem de primeira dose para pessoas com 12 anos completos ou mais e repescagem para segunda dose e dose de reforço para pessoas anteriormente convocadas (incluindo profissionais de saúde vacinados com segunda dose até 6 de maio).

Quem pode receber a dose de reforço na terça-feira (09): 

– Idosos com 67 anos completos ou mais que tomaram a segunda dose até 12 de maio (inclusive os convocados anteriormente e que ainda não compareceram).

– Imunossuprimidos com segunda dose até 12 de outubro (inclusive os convocados anteriormente e que ainda não compareceram).

Repescagem:

– Primeira dose para pessoas com 12 anos completos ou mais;
– Segunda dose para pessoas anteriormente convocadas;
– Dose de reforço para profissionais de saúde vacinados com segunda dose até 6 de maio.

Locais de vacinação

Das 8h às 17h

1 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

2 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

3 – US Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto

4 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

5 – US Tingui
R. Nicolau Salomão, 671 – Tingui

6 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

7 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne 57 – Alto Boqueirão

8 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

9 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, 700

10 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

11 – US Vila Guaíra
Rua São Paulo, 1.495 – Guaíra

12 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

13 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento
Elas por Elas

Sérgio anuncia que pediu Míriam em casamento

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará
Renascer

Zinha culpa José Augusto pela morte de Jupará

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro