Vaza, mosquito!

Curitiba amplia mutirões contra dengue em 2026 com dois por semana

Imagem mostra um mosquito Aedes aegypt, transmissor da Dengue
Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

A prefeitura de Curitiba planeja realizar mais de 100 mutirões contra a dengue em 2026, com dois eventos semanais nos bairros da capital. O primeiro mutirão do ano aconteceu nesta quinta-feira (15/1) no bairro Sítio Cercado, liderado pelo prefeito Eduardo Pimentel.

Em 2025, foram realizados 66 mutirões, que resultaram na coleta de 412 toneladas de resíduos. A ampliação da iniciativa visa reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Durante o evento de lançamento, o prefeito Pimentel enfatizou a importância da colaboração da população: “Essa batalha contra o mosquito da dengue nós só vamos vencer se lutarmos em conjunto. A prefeitura lidera, orienta, mas a população precisa vir com força para nos ajudar na limpeza das suas casas, dos seus terrenos.”

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, alertou sobre a persistência dos ovos do mosquito: “Os ovos do Aedes podem permanecer por até 450 dias vivos, quietinhos, no meu quintal, no meu vasinho, esperando que a água e o calor cheguem para ele se desenvolver.”

As equipes da prefeitura, incluindo agentes de combate às endemias, profissionais da Defesa Civil e da Guarda Municipal, realizaram visitas domiciliares para orientar os moradores sobre prevenção e coletar materiais que possam acumular água.

A prefeitura também anunciou a venda de repelentes nos Armazéns da Família por R$ 6,99, abaixo do preço de mercado, como medida adicional de proteção.

Os próximos mutirões estão programados para 20/1 no Cajuru, 22/1 na CIC, 27/1 novamente no Cajuru e 29/1 no Boqueirão. A Secretaria Municipal da Saúde divulgará as datas futuras nos bairros.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google