Curitba ganha 100° academia ao ar livre

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, inaugurou na tarde da última sexta-feira (29), na praça Bernardo Manoel Hostin, no Bairro Alto, a 100ª academia ao ar livre de Curitiba. A previsão é que até o final do ano a cidade conte com 150 unidades.

“As academias ao ar livre é uma iniciativa que conta com grande adesão das comunidades e ficamos muito felizes em alcançar a marca de 100 unidades na cidade. E é um compromisso da Prefeitura continuar ampliando esta ação, que democratiza a prática de atividades físicas e reforça as ações de prevenção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população”, disse Marcello Richa.

Parte de um programa de saúde preventivo promovido pela prefeitura nas nove regionais administrativas da cidade, os equipamentos das academias ao ar livre não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento.

São indicados principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre. Para sua utilização correta, basta seguir as instruções básicas fixadas em um painel próximo.

“Acho excelente a implantação desta academia, especialmente porque era uma demanda da comunidade e com certeza trará grandes benefícios aos moradores da região”, disse Celso Irineu Monteiro, de 67. “Esta unidade fica apenas cinco quadras da minha casa e com certeza irei aproveitar bastante”.

Estefania Voidela, de 62 anos, ficou muito satisfeita com a instalação da academia. “Eu não costumava praticar atividade física, mas agora com a academia perto de nossa casa e com um tempo maravilhoso como o de hoje não tenho mais desculpa para não fazer exercício”.

“Desde que começaram a instalar as academias, muitas amigas minhas passaram a praticar exercícios com freqüência e para nós, que temos mais idade, isso acaba resultando em uma grande melhoria na nossa qualidade de vida”, disse Leni de Fátima Reis da Paz, de 51 anos.

Participaram da inauguração da 100ª academia ao ar livre de Curitiba o vereador Jair Cézar e a administradora regional do Boa Vista, Janaína Gehr.