Frio

Cubram os alfaces: geada chega a Curitiba, que deve amanhecer ‘branquinha’

Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

Deve gear em praticamente todo o Paraná nesta sexta-feira (10). Só escapam do fenômeno e do frio intenso a região Norte e o Litoral do estado. A previsão para Curitiba é de geadas fracas a moderadas, com os termômetros variando entre 4°C e 18°C, na sexta e no sábado (11).

Segundo o Instituto Simepar, a frente fria que predominou na capital, entre quarta-feira (8) e quinta (9), passou rapidamente por causa da força dos ventos sentido sudeste. Com isso, a pouca umidade que havia dará lugar ao tempo seco, acompanhado de uma massa de ar frio, que já começa a dar as caras nesta quinta à noite.

Além disso, a presença da massa de ar frio espanta as chuvas na capital. As baixas temperaturas ganham força e a geada avança não só na sexta, mas ao longo do fim de semana. O tempo deve permanecer seco até quinta-feira (16) da semana que vem.

Segundo o Simepar, a distribuição espacial das geadas que se concentravam entre as regiões Oeste e Central-Sul do estado, agora avançam em direção ao Leste. Por causa disso, os próximos dias irão amanhecer esbranquiçados na capital e Região Metropolitana.

Samuel Braun, meteorologista do Simepar, afirma que não só Curitiba, mas todo o estado, entra em uma sequência de dias com temperaturas mais baixas. A diminuição do vento e afastamento da frente fria em direção a São Paulo contribuem para essa condição do tempo. “Somado a isso, a massa de ar frio que vem do Oeste do Paraná está aumentando a sua abrangência. Com temperaturas mais baixas, menos ar aquecido e ausência da umidade, a condição para formação de geadas fica favorecida”, explica o meteorologista.

Segundo Braun, o domingo (12) já deve ser um pouco ameno em relação ao frio de sexta e sábado. “Continua frio no Paraná no domingo, só que um pouco menos”, aponta.

Geadas mais fortes

Segundo o alerta de geadas do Simepar, o frio mais intenso deve se concentrar na região Sul do estado. Não há previsão de chuva em nenhuma das regiões para as próximas 48 horas, mas o alerta prevê geadas fortes em Pato Branco, Palmas, União da Vitória, Guarapuava e cidades vizinhas. Na sexta, em União da Vitória e Guarapuava, a mínima pode chegar a 2°C. Já no sábado a previsão é de 1°C de mínima nas cidades mais ao Sul. Em Rio Negro, na divisa com Santa Catarina, os termômetros podem marcar 0°C no sábado.

Na faixa central do Paraná, que abrange desde Cascavel e Umuarama no Oeste, até Telêmaco Borba e Ponta Grossa mais ao Leste, a previsão é de formação de geadas fracas a moderadas. Em Cascavel, por exemplo, o frio chega com temperaturas variando entre 3°C e 17°C na sexta e 3°C a 19°C no sábado. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a mínima prevista para sexta é de 4°C, sendo que no sábado ela não deve passar de 2°C.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Incêndio de grandes proporções ameaça residências em São José dos Pinhais, próximo à BR-277