HORRÍVEL

Creche sem alvará e com falta de higiene é interditada em Curitiba

Imagem ilustrativa. Foto: Arquivo.

Uma creche particular, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, foi interditada pela Vigilância Sanitária devido à falta de condições estruturais e sanitárias do local. A interdição ocorreu na semana passada e a informação foi divulgada nesta sexta-feira (29).

A escola também não tinha alvará de funcionamento e foram encontrados focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo o órgão da prefeitura, o somatório desses fatores foi determinante para o fechamento imediato do local.

A creche atendia 35 crianças, com idade entre um e seis anos. No último dia 20, equipes da Vigilância Sanitária foram ao local averiguar reclamações, e acabaram constatando os problemas nas condições de higiene do local. A fiscalização também atestou que faltava à creche a licença sanitária, o alvará para funcionar e o projeto arquitetônico aprovado pela Secretaria de Saúde, documento obrigatório para escolas em Curitiba.

Assim, os agentes interditaram o local de maneira imediata. Conforme explicação da Vigilância Sanitária, em casos de irregularidades, normalmente os locais têm 48 horas para fechar, já que pais e responsáveis pelas crianças precisam ser notificados do fechamento. Mas, neste caso específico, a interdição foi sumária, na última quarta-feira (20), pelo risco que o funcionamento da creche representava às crianças.

Pais e antigos funcionários chegaram a criar uma página no Facebook, chamando a atenção de autoridades e da sociedade sobre os problemas encontrados na creche.

A Secretaria de Saúde vai instaurar um processo administrativo contra a creche e, caso os donos sejam condenados, podem ter que pagar uma multa. A reportagem tentou entrar em contato com os responsáveis pela creche, mas não teve sucesso.