Cidadania

Creche na Vila Lindóia recebe ampliação

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Lindóia tem 40 novas vagas e passa a atender a 170 crianças, numa ação de parceria entre a Prefeitura e a comunidade local.

Para conseguir aumentar as instalações, foi necessário comprar um terreno particular ao lado do CMEI. A equipe da creche e o corretor imobiliário Alexandre Coelho Rodrigues conseguiram localizar o proprietário e convencê-lo a vender o terreno para a obra. Alexandre é pai dos gêmeos Alexia e Alexander, que estão matriculados em turma de maternal do CMEI.

“Em um trabalho conjunto concretizamos o sonho dos pais deste bairro”, disse Alexandre. “A estrutura ficou excelente, gostaria que todas as creches municipais tivessem o mesmo padrão desta aqui”.

A ampliação teve investimentos de R$ 311,3 mil e incluiu a construção de novas salas de atendimento, instalações de apoio e administrativas, cobertura de pátio e ligação entre blocos.

“Temos aqui crianças saudáveis, que desde os primeiros meses recebem estímulos para o desenvolvimento psicomotor e pedagógicos, isso fará a diferença no futuro de cada um”, disse o prefeito Luciano Ducci em visita a creche Vila Lindóia na manhã desta terça-feira (22).

O prefeito lembrou que a reforma do CMEI Vila Lindóia, assim como a construção de novas creches, integram as ações da Prefeitura para atender a demanda da população por educação para as crianças de zero a cinco anos de idade.
“Criamos quase dez mil novas vagas em creches municipais em quatro anos”, lembrou ele. “O papel dos administradores é traçar um bom futuro para todas elas”.

A secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag, destacou os esforços do município para aampliar a oferta de atendimento na educação infantil. “Além das obras da Prefeitura, temos buscado recursos do governo federal para construirmos mais creches”.

Atualmente, a Curitiba tem 15 creches em construção com recursos municipais. A cidade também pleiteia verbas do governo federal para mais 22 creches.

Estrutura – O CMEI Vila Lindoia tem lactário, três solários, dois berçários com fraldários, quatro banheiros, sala pedagógica, dois refeitórios, sala de administração, almoxarifados e lavanderia. Sob a direção de Carmem Tereza Michells Ribeiro, conta com crianças em turmas de berçário, maternal e pré-escola.

A entrega da ampliação do CMEI teve apresentação das crianças da pré-escola, que cantaram a música A Casa, da Vinícius de Moraes, e a participação do administrador da Regional Portão, Gilberto Bedin.

Mais obras – Ainda neste ano, deverão ser criadas 4.460 vagas com construções, reformas e ampliações de unidades além da criação de turmas de pré nas escolas municipais e novas parcerias com creches conveniadas.

Novos profissionais da Educação estão sendo contratados para o atendimento. No momento, há um concurso público em andamento. Em janeiro, foram contratados mais 700 professores (Docência 1), 300 educadores