Cozinha itinerante para orientar sobre alimentação saudável

Secretaria Municipal do Abastecimento ganhou um aliado importante para a divulgação da alimentação saudável e de questões de educação alimentar. Uma van equipada com uma cozinha levará informações e cursos sobre alimentação saudável para todas as regiões da cidade.

A Unidade Móvel de Segurança Alimentar (Umsa) será apresentada ao público no dia 15 de dezembro, no Mercado Municipal de Curitiba. A previsão é que a cozinha itinerante comece a funcionar no mês de fevereiro de 2013.

“Esse equipamento faz parte de todo um conjunto de ações da Prefeitura no cuidado com a alimentação saudável da população. Vamos levar esse conhecimento para todas as regiões da cidade. Além disso, também serão feitas capacitações com feirantes e vendedores ambulantes que vão atender os turistas durante a Copa do Mundo em 2014”, explicou o secretário municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli Neto.

A Secretaria do Abastecimento apresentou o projeto da Unidade Móvel ao Ministério do Turismo e conseguiu os recursos, com contrapartida da Prefeitura, para a aquisição e adaptação do veículo. A van poderá ser utilizada em feiras livres, nos Armazéns da Família, nos pontos de Câmbio Verde, escolas e supermercados.

O veículo é equipado com uma cozinha completa, fogão, geladeira, microondas, forno elétrico, uma filmadora e uma televisão de 42 polegadas. Os cursos terão capacidade para 15 a 20 pessoas, que poderão se acomodar em cadeiras embaixo do toldo da van.

Na televisão serão exibidos filmes sobre educação alimentar e também haverá projeção das imagens captadas pela câmera de vídeo quando a nutricionista estiver fazendo alguma receita na cozinha. Todos os cursos serão gratuitos.

Haverá oficinas de sucos, aproveitamento e manipulação de alimentos, consumo consciente e saudável. “Esses cursos vão ajudar as pessoas a fazerem escolhas para uma alimentação mais saudável. Vamos tratar de questões de higiene e educação sanitária também”, afirmou Mônica Jambersi Taques, nutricionista responsável pela Unidade Móvel.