Corrente Cultural homenageia Cláudio Seto

A Corrente Cultural de Curitiba começou no fim de semana com o Seto Matsuri, festival japonês em homenagem a Cláudio Seto. O jornalista da Tribuna foi também roteirista, escritor, cartunista e defensor da cultura nipo-brasileira, Seto é considerado pioneiro do mangá no Brasil, tendo escrito as primeiras histórias na década de 1980. Para o filho de Seto, os matsuri são uma forma de manter as novas gerações ligadas à cultura japonesa. “Queremos deixar viva a ideia, valorizar os artistas, a cultura, a gastronomia e oferecer um momento agradável para a população de Curitiba”, disse NoriyassuSeto, no Parque Barigui.

Até o próximo fim de semana, a Corrente terá 300 eventos em 72 lugares da cidade. Essa 5ª edição do evento deu mais espaço para bandas locais, quase 40 sse apresentarão nos palcos públicos, e faz uma homenagem a um dos maiores músicos brasileiros, o paranaense Waltel Branco. Ele rodou o mundo trabalhando com artistas como Henry Mancini, Quincy Jones, Dorival Caymmi e Djavan, e foi responsável por dezenas de trilhas de novelas.

Durante a semana

Divulgação

Hoje às 12h30 tem apresentação do grupo Terra Brasilis na Rua da Cidadania do Boqueirão. Tem também dança flamenca no Instituto Cervantes às 17h. Nesse mesmo horário quem passar pela Santos Andrade vai ver artistas em trabalho de rua. Mais tarde, às 18h30 na Rua da Cidadania de Santa Felicidade se apresentam Cida Airam e os Coroados.

Amanhã, às 14h, no Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz o músico Ravi Brasileiro apresenta o espetáculo Waltel para todos, em homenagem a Waltel Branco. Às 16h, na Regional da Matriz, tem música instrumental com o grupo Blinc Blom Blum.

Na quarta-feira tem atividade para as crianças no Teatro Lala. Às 15h e às 17h  acontecem apresentações da peça O Baú de Maria Clara. Às 17h10 no Bicicletário do Centro Cívico uma atividade lúdica: Ciclecine Musicletada: Um cinema em que você gera a energia pedalando!

No fim de semana

Divulgação

Se a programação da semana é diversificada e espalhada pelos bairros de Curitiba, a do próximo fim de semana promete reunir milhares de pessoas no Centro da cidade. No sábado tem Guilherme Arantes, às 13h30 e Moraes Moreira, às 20h, no Palco Riachuelo. Às 16h30 tem Karol Conka no Palco da Boca Maldita, onde às 18h30 tem Gaby Amarantos e às 21h30 Martinho da Vila. No Palco Ruínas tem shows das 14h à meia-noite. Às 17h, Paulinho Moska e Orquestra de Cordas estarão na Praça Carlos Gomes. No Domingo, na Praça Carlos Gomes, tem Alexandre Nero e Orquestra de Sopro às 11h30, às 12h show com Gaúcho da Fronteira e às 18 apresentação de Lenine. Ao meio dia, na Boca Maldita, haverá show do rapper Criolo e às 18h30 o pagode do grupo Fundo de Quintal.