Celebração da fé

O que é o feriado de Corpus Christi e qual o significado dos tapetes coloridos?

Corpus Christi. Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

Mais do que apenas um dia de folga e descanso, o feriado de Corpus Christi – celebrado 60 dias após a Páscoa – é uma data importante e cheia de significado para os católicos. Mas você realmente sabe o que é comemorado nesta data? Ou tem ideia do motivo que leva os fieis a confeccionarem os tradicionais e coloridos tapetes de serragem? A Tribuna foi atrás das respostas, para entender o que significa cada símbolo. Confira!

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O que é o Corpus Christi

O dia de Corpus Christi, cujo nome que vem do latim significa “Corpo de Cristo”, de acordo com informações da Arquidiocese de Curitiba, celebra o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

+Leia também: Tempo aberto e com calor segue em Curitiba nesta semana! Veja a previsão!

A festa de Corpus Christi acontece sempre na segunda quinta-feira após o domingo de Pentecostes, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu este sacramento. Ainda segundo a Arquidiocese, foi durante a última ceia com seus apóstolos que Jesus mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Quando surgiu?

A celebração surgiu na cidade de Liège, na Bélgica, em 1243, quando uma freira teria tido visões de Jesus Cristo, demonstrando à ela seu desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Anos depois, em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

+ Leia mais: Fábrica de bala de banana de Antonina tem visitação gratuita. Conheça novos sabores!

Nesta mesma época o Corpus Christi passou a contar com uma procissão, como uma forma de demonstração pública e comunitária de fé na Eucaristia, conforme informações da Igreja Católica.

Tapetes

O costume de produzir tapetes coloridos, no caminho por onde passa a procissão, começou em Portugal. Esta tradição chegou ao Brasil com os colonizadores e é realizada pelos fiéis até hoje. Os desenhos reproduzidos nos tapetes representam cenas bíblicas, objetos e outros símbolos que retratam a fé e a figura de Jesus Cristo.

+ Leia também: Com trânsito caótico, Tarumã deve ganhar novo binário após inauguração de shopping

Normalmente, os tapetes são feitos com serragem, sal, flores, areia e outros materiais coloridos, confeccionados por fieis de diversas paróquias, geralmente na noite anterior a festa de Corpus Christi. O comprimento de cada tapete pode variar, mas os desenhos costumam decorar as ruas por onde passa e procissão.

Corpus Christi em Curitiba

A procissão de Corpus Christi de Curitiba acontece na Avenida Cândido de Abreu desde 2005. A festa começa com uma missa em um palco montado na frente da Catedral, na Praça Tiradentes. Em seguida, os fiéis saem em procissão até o Centro Cívico, onde acontece a adoração e a benção do Santíssimo Sacramento.

+ Leia mais: Receita libera valores do primeiro lote de restituição. Consulte!

Desde 2018 não há procissões programadas para os bairros da capital. O objetivo, de acordo com os organizadores, é “fazer apenas uma procissão e unir as paróquias e os fiéis das diversas partes da cidade para uma bonita demonstração pública de fé”. No ano passado o evento também passou a arrecadar alimentos e agasalhos que são doados durante o inverno curitibano.

Celebração de Corpus Christi em Curitiba terá show de Reginaldo Manzotti, além de procissão