Poluição visual

Copel faz operação para retirar fios pendurados em postes

A Copel realizou um mutirão nesta sexta (12) para regularizar cabos de telefonia e dados na Rua Emiliano Perneta, no Centro de Curitiba. A ação aconteceu entre as ruas Visconde de Nácar e Buenos Aires. Esta é a nona operação feita pela Companhia na cidade neste ano com esse objetivo. Já foram removidas 2,2 toneladas de cabos irregulares de telefonia, somando 27 quilômetros de extensão.

Equipes da Copel retiraram cabos de telefonia, internet e dados que estavam pendurados, caídos ou com algum tipo de irregularidade que apresentassem risco de acidentes. As empresas operadoras de telecomunicações que tinham cabos no local foram notificadas com antecedência para acompanhar o trabalho e regularizar os cabos encontrados que estiverem situação de risco.

A Copel informou anteriormente que poderia cortar cabos caso as empresas não fossem retirar os fios nos trechos em que houvesse risco de segurança.

“Cada empresa deve manter organizada sua fiação. Há diversos cabos baixos, soltos ou pendurados, o que gera poluição visual e pode causar acidentes”, disse o gerente de Projetos e Obras de Curitiba, Gláucio Martinez Lopes. “Como proprietária dos postes, a Copel é também responsável pela fiscalização das estruturas que são compartilhadas e vai retirar todos os cabos que oferecem risco à população”.

Compartilhamento de Poste

A Copel é proprietária da grande maioria dos postes de Curitiba. No entanto, há um convênio de compartilhamento dessas estruturas com as operadoras de telefonia e dados. Cada empresa é responsável pela manutenção da estrutura de sua propriedade. Sempre que são executadas obras na rede de energia, a Copel informa com antecedência as empresas responsáveis para que possam evitar a interrupção de serviços.

Em caso de ausência das empresas, as equipes da Copel amarram os cabos e, em seguida, notificam a operadora. Em situações de risco à população, a Copel secciona o cabo irregular, o que pode causar interrupção de serviço de telefonia e internet para alguns consumidores.

O consumidor também pode ajudar a fiscalizar a situação dos cabos, denunciando instalações inadequadas ou que ofereçam risco. Como a maior parte das pessoas não sabe a diferença entre cabos de energia e de telefonia, em caso de cabos caídos ou pendurados ,a Copel orienta a população a jamais tocá-los e a avisar imediatamente a Companhia pelo telefone 0800 51 00 116.