Números loucos

Conspiração na Mega-Sena? Especialista diz que resultado é estranho, mas estatisticamente normal

A reação de muita gente ao resultado da Mega-Sena do último sábado (23) foi praticamente o mesmo: “Capaz, só pode ser chuncho”. Os números sorteados no concurso 2052 foram os seguintes:

– 50, 51, 56, 57, 58 e 59.

De fato a combinação de números pareceu bizarra e improvável. Mais do que isso. A ideia de que quatro pessoas tenham tido a mesma ideia de apostar na tal combinação é ainda mais esquisita. Contudo, segundo a Estatística, ramo da matemática que trata da interpretação de dados numéricos, não tem nada de teoria da conspiração no resultado, desde que respeitada a lisura e idoneidade do sistema como um todo.

Segundo o estatístico Rhuan Lima a chance da sequência sair é tecnicamente a mesma de qualquer outra sequência de seis dezenas. “Concordo que as pessoas achem estranho, pois é instintivo pensar assim. Mas a probabilidade de sair  uma sequência como esta, ou mesmo a sequência 01, 02, 03, 04, 05 e 06 ou qualquer outra é a mesma”, explicou.

+ Leia também: Quina de São João faz seis brasileiros milionários

A chance de ganhar na Mega-Sena com uma aposta simples de seis dezenas é uma em 50.063.860, que é a quantidade de combinações possíveis. entre as 60 dezenas disponíveis para aposta. Tecnicamente, temos que considerar que algum dia todas as combinações podem sair, por mais esquisitas que sejam. “Até hoje já tivemos 2052 sorteios, ou seja, 2052 combinações. Uma hora essa ia sair. Conspiração seria se ela não saísse”, brincou o estatístico.

Quanto à probabilidade de quatro pessoas escolherem esta mesma sequência, Lima explicou que também trata-se de uma situação igualmente estranha. “E é estranho pelo mesmo motivo. Mas se quatro pessoas acertarem outra sequência, ninguém falaria nada”, disse. No entanto, vencedores múltiplos se explica pela quantidade de apostas. Como os concursos estavam acumulados, mais gente joga e maior é a chance de mais gente ganhar.

Então, meus amigos. Não tem nada de conspiração. É estatística pura.

 

 

 

Voltar ao topo