Bera boa!

Mestre cervejeiro abre fábrica artesanal pra mostrar processo de produção

Quem gosta de cerveja artesanal ou de testar os seus conhecimentos cervejeiros pôde visitar a cervejaria Don Gentilis, em Pinhais, que abriu suas portas da loja da fábrica para o público neste sábado (3). O espaço pertence ao colunista da Tribuna, Cadu Lopes, de 44 anos, reconhecido no ramo da gastronomia e culinária paranaense.

Veja receitas especiais na coluna Cozinha do Cadu!

Cadu começou a fabricação de cerveja em casa, há quatro anos, para confraternizar com amigos, até a habilidade se transformar em negócio. “Consegui chegar a um sabor e qualidade que considero ideais para uma cerveja artesanal. Resolvi criar a marca e começar a fábrica. A Don Gentilis foi fundada em julho de 2017”, descreve o mestre cervejeiro.

Foto: Felipe Rosa
Foto: Felipe Rosa

O espaço conta com a fábrica e a loja da fábrica. São 480 metros quadrados decorados para relaxar e beber cerveja com os amigos. Lá dentro, por conta do ambiente de uma cervejaria, a sensação que se tem é de poder colher uma fruta direto do pé. Há também uma área externa para quem prefere degustar cerveja ao ar livre. A capacidade de público é de 120 pessoas.

Homenagem

O nome Don Gentilis é uma homenagem ao seu Gentil Christe Lopes, de 80 anos, pai de Cadu. “Quando eu encontrava com pessoas que conheciam meu pai, sempre recebia elogios por ser filho dele, que tem um espirito alegre e uma bela história de vida. Pelo homem que ele é, a homenagem acaba sendo um mero detalhe”, revela. O pai diz que gostou da homenagem. “Nem sei se sou tão gente fina assim, mas eu gostei da ideia e torço para que o negócio de certo”, disse seu Gentil.

Além de dar nome, o rosto de seu Gentil está estampado na logomarca da cervejaria e no rótulo das cervejas Kölsch e a Hefeweizen, fabricadas por Cadu aos moldes da escola alemã. A mãe, dona Maria Mercedes Martins Lopes, 77, também foi rotulada, só que nas cervejas que seguem estilo de fabricação da escola inglesa, a Porter e a English Pale Ale.

“Eu gosto mais da minha, é menos amarga”, revela dona Mercedes, que não costuma ingerir álcool, mas adora as ideias do filho. “Eu apoio tudo o que ele faz”, diz. La Mercedita é o nome dado para as cervejas com o rosto da mãe.

Negócio

Não é novidade que a produção da cerveja artesanal vem crescendo em Curitiba e região. Por isso, aproveitando o momento e o embalo da inauguração da cervejaria, no sábado Cadu também vai lançar a loja virtual da Don Gentilis, que atenderá clientes de todo o país. “Serão três frentes de venda: os mercados e lojas especializadas, a internet e a própria loja da fábrica, que vai abrir para o público aos sábados”, explica.

A capacidade produtiva inicial da Don Gentilis é de 5 mil litros, podendo chegar a até 10 mil litros nominais por mês. Os produtos oferecidos ao consumidor são distribuídos em garrafas de 500ml, long neck de 355ml e barris de chope de 30 e 50 litros. Além da cerveja, há bonés, camisetas, baldes de gelo, chaveiros, growlers, quadros e copos personalizados.

Serviço

A cervejaria Don Gentilis fica em Pinhais, na Rua Treze de Maio, 282. Durante a semana, a visitação da fábrica pode ser feita com agendamento prévio pelos telefones (41) 3732-0395 / (41) 3732-0397.

Foto: Felipe Rosa
Foto: Felipe Rosa