Inaugurado!

Conheça por dentro o novo prédio do IML!

Foto: Gerson Klaina.

Foram anos de espera, mas finalmente o novo prédio do Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (15). Mais moderno e com uma estrutura de ultima geração, conforme divulgou o governador Beto Richa (PSDB), o prédio deve começar a funcionar já nesta sexta-feira (16). Do lado de fora da nova sede do IML, aprovados no concurso da Polícia Científica, que ainda não foram chamados, protestaram.

Sediado agora na Rua Paulo Turkiewicz, no Tarumã, a obra do IML teve vários imbróglios. A primeira previsão era a de que a obra seria entregue em 2015, depois mudou e chegou até a ficar parada por falta de recursos. Ao todo, foram investidos R$ 25 milhões na estrutura física e outros R$ 10 milhões em equipamentos.

A parte interna do IML de Curitiba tem cara de filmes americanos. No necrotério, são várias mesas para os exames de necropsia – que vão poder ser feitos em vários corpos de forma simultânea – e foi comprada até uma máquina de raio-x para a analise completa dos corpos. As câmaras frias, parte mais crítica do atual IML, que fica na Avenida Visconde de Guarapuava, agora são maiores e cabem mais de 100 corpos.

Foto: Gerson Klaina.
Foto: Gerson Klaina.

A estrutura também foi pensada para receber os familiares das vítimas. Antes, quem precisava fazer algum tipo de reconhecimento de um parente morto precisava entrar numa área bem crítica do IML. Agora foi criada uma sala, específica para o reconhecimento dos corpos.

Além disso, os exames de corpo de delito receberam salas específicas, semelhantes às de consultórios médicos de um hospital. No antigo prédio do IML, estes procedimentos eram feitos numa parte adaptada, antiga e sem nenhuma estrutura para que os médicos trabalhassem.

Vídeo:

Veja abaixo como é o prédio por dentro e mate suas curiosidades: