NOVIDADE

Confirmado! Novo Angeloni ocupará área do antigo Hospital Bom Retiro

Foto: Leticia Akemi.

Após reunião com prefeito Rafael Greca (PMN) na última terça-feira (22), o Grupo Angeloni anunciou a construção da terceira loja da rede de supermercados em Curitiba. O grupo não adiantou detalhes do projeto nem confirmou o endereço da nova unidade, limitando-se a dizer que ela estará localizada no bairro Bom Retiro.

Fontes ouvidas pela reportagem de HAUS, no entanto, confirmam que o supermercado será construído em parte da área que pertenceu ao antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, demolido em 2012. O Grupo Angeloni, por meio de sua assessoria de imprensa, não confirma a informação e destaca, apenas, que a nova unidade está em fase de detalhamento dos projetos complementares.

Estudo

No site do escritório Douglas Piccolo Arquitetura e Planejamento Visual, que assina diversos projetos de unidades da rede Angeloni desde 1976, havia um estudo que traça um perfil de como poderia ser a nova unidade do supermercado.

Datado de 2012, tal estudo prevê a construção de mais de 29 mil m²em uma área de 17 mil m² de terreno. Esta metragem contemplaria a nave central, que abrigaria o supermercado, e um centro comercial em seu entorno, com 12 lojas e praça de alimentação. Estacionamento coberto, área de apoio e para eventos culturais e recreação infantil também estão relacionadas no estudo. Contatado pela reportagem, o escritório de arquitetura preferiu não se manifestar sobre o projeto, cujo conteúdo tornou-se indisponível no site na tarde desta quinta-feira (24).

Hospital

Localizado na Rua Nilo Peçanha, o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro deu nome ao bairro e serviu, durante muitas décadas, de ponto de referência para os curitibanos que circulavam pela região.

Departamento da Federação Espírita do Paraná (FEP) e dedicado ao tratamento da saúde mental, o hospital foi fundado em 1945 e fez parte da paisagem urbana de Curitiba com uma arquitetura que remetia ao padrão dos sanatórios brasileiros da primeira metade do século 19. O bosque presente no terreno de 50 mil m² é outro ponto que chama atenção na área, reconhecida pelos murinhos verdes que limitam o espaço.

Em entrevista à Gazeta do Povo em 2012, meses antes da demolição do hospital, o historiador Marcelo Sutil, hoje diretor de patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), destacou que o hospital psiquiátrico, que foi o primeiro da cidade, traduzia os pensamentos de uma época, referindo-se ao confinamento dos doentes mentais.

Este fato, e o apreço dos vizinhos pelo Hospital Bom Retiro, fez com que o alvará de demolição do prédio, após a venda do terreno para a incorporadora Invespark, fosse cancelado pelo município para que se avaliasse se se tratava de uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), o que acabou não acontecendo.

Assim, após 67 anos de funcionamento, teve início em dezembro de 2012 a demolição do antigo prédio. Três meses antes, o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro havia inaugurado sua nova unidade de internação, no bairro Jardim Botânico, além da clínica no Alto da Glória, ambas em funcionamento.