Curiosa para conhecer a vista do topo da pedreira desativada, perto do trevo do Atuba, no Jardim Rio Verde, Colombo, Nicole Fernanda Fornazari da Silva, 18 anos, perdeu equilíbrio e caiu de 12 metros. Por volta das 15h20 desta sexta-feira (19), ela deixou a casa do noivo, a três quadras do local, e subiu sozinha a pedreira pelo barranco, que faz limite com a Rua da Pedreira.

continua após a publicidade

Apesar da altura da queda, a moça não corria risco de morrer. Depois de ser resgatada por socorristas e atendida por um médico, ela foi transportada pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até o Hospital do Trabalhador. “Suspeitamos que ela sofreu fratura na região lombar. Provavelmente alguma vértebra. Teve um pouco de sorte, poderia ter sido pior”, descreveu o soldado Diogo, do Siate.

Acesso restrito

A pedreira pertence ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e foi transformada em depósito de veículos apreendidos. Dois vigilantes estavam na guarita de entrada no momento da queda.

continua após a publicidade

“Apenas ouvimos os gritos de socorro, que vinham de trás dos carros, perto da parede de pedra. Corremos até lá e vimos a garota caída. Reclamava de dores nas costas. Pouco tempo depois, quando as ambulâncias chegavam, o noivo dela apareceu”, contou a vigilante Silvane. A entrada no local é restrita para funcionários, mas a extensão do barranco que facilita o acesso à parte de cima da parede dificulta a fiscalização.

“Sempre que passávamos em frente à pedreira, ela dizia que queria saber como era a vista lá de cima. Estávamos na minha casa e ela saiu, dizendo que ia embora. Depois me avisaram que tinha caído. Preciso conversar com ela para saber o que realmente houve”, disse Alexandro Martins, 19, noivo de Nicole, que estava com o celular dela na mão, destruído pelo impacto da queda. Ele é soldado do 20.º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército, e estava de folga.

continua após a publicidade

Esporte

Antes de se tornar depósito de veículos, a pedreira era muito usada por escaladores, que aproveitavam as condições do paredão para treinar. Mas, com o passar do tempo, marginais começaram a tomar conta do local e os frequentes assaltos espantaram os esportistas. Desde então, ficou resignada a guardar ferro-velho.

Lineu Filho