Dicas

Vai fazer o Enem? Preparação pode ser o diferencial na aprovação

Foto: Arquivo/Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo

Faltando pouco mais de três meses para a prova do Enem – que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro –, os estudantes que vão fazer a prova podem adotar algumas estratégias para elevar a performance. Conhecer a prova, o escore necessário para o curso que pretende ingressar e planejar uma rotina de estudos podem ser o diferencial do estudante para na aprovação.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

A prova

Segundo o professor Robson Lucas Caetano, da escola Elite, que trabalha com cursos preparatórios para o Enem, algumas edições da prova apresentaram um diálogo entre o conteúdo específico de cada disciplina e assuntos do cotidiano. Apesar disso, há uma inclinação para que em 2019 a prova seja mais direta e ‘conteudista’.

É importante também dedicar um tempo a mais para a redação, treinar diversos temas e prestar atenção aos requisitos de correção utilizados.

Escore

De acordo com o professor, fazer uma projeção da nota necessária de acordo com o curso pretendido ajuda a dimensionar a necessidade de estudo, já que pesos das disciplinas são diferentes conforme o curso pretendido. Por meio das pesquisas das pontuações referentes ao curso de escolha nos últimos três anos e como cada área de conhecimento pesou na composição da nota é viável ter uma projeção de nota necessária.

Planejamento

Fazer um modelo, que contemple uma rotina de estudos e descanso, lazer, entre outras atividades, também pode pesar a aprovação do candidato, de acordo com Caetano. “O aluno precisa contar com uma rotina de estudos elaborada e adequada. Modelos de estudos são sempre bem-vindos, ou seja, cada estilo atende a uma realidade individual. Não há um milagre nos colégios e nos cursos, o que existe são padrões que podem dar muito certo se seguidos e moldados de acordo com a rotina individual”, ressalta.

Não sabe que faculdade fazer? Feira em Curitiba te ajuda na tarefa