Deu treta

Concurso da Polícia Federal vai parar nos tribunais. STF julga adiamento da prova

Após confirmado, Concurso da Polícia Federal pode não acontecer. Prefeitura entra na justiça contra prova
Polícia Federal. Foto: Jonathan Campos / Arquivo

A novela que conta a história do concurso da Polícia Federal terá fortes emoções nesta sexta-feira (21), com a briga que foi parar nos tribunais. Confirmado na quarta-feira (19) pelos organizadores para acontecer neste domingo (23), em plena fase mais restritiva do decreto de bandeira laranja, o concurso pode não acontecer por duas razões.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, convocou para esta sexta-feira (21) uma sessão extraordinária no plenário virtual para avaliar um pedido para suspender o concurso. A sessão foi convocada a pedido do ministro Edson Fachin, relator de uma reclamação contra a manutenção da data do concurso, pautada pelo argumento de que “apesar dos altíssimos índices de contágios, infecções e mortes pela covid-19 em todo o país e da edição de alguns decretos locais restritivos, foi determinada a continuidade do certame, com a convocação para a realização das provas”.

+ Leia mais: Ministério da Saúde inclui mais doenças na lista de comorbidades para vacinação

No pedido, Fachin observou a necessidade de se preservar os valores constitucionais da saúde, da segurança jurídica e da celeridade. Essa é a primeira vez que o STF realizará um julgamento no plenário virtual com duração de apenas um dia.

Ainda nesta quinta-feira (20), no início da noite, a Procuradoria Geral do Município (PGM) de Curitiba entrou com uma ação contra a União para impedir a realização da prova. O caso será julgado na 1º Vara Federal de Curitiba, também nesta sexta.

Em nota enviada para a reportagem, a Prefeitura de Curitiba se posicionou contrária à realização da prova apesar da decisão judicial que amparava a decisão de realizar a prova. “A realização de concursos e processos seletivos está suspensa em Curitiba. Quem descumprir o decreto fica passível de fiscalização e penalização de acordo com a lei municipal”, disse a prefeitura.

Na última terça-feira (18) Curitiba publicou novo decreto, tornando a bandeira laranja mais restritiva, especialmente no final de semana. A cidade estará sob um “mini lockdown”, com o comércio todo – que não os essenciais – proibidos de abrir, inclusive supermercados.

+ Veja também: Dificuldade em comprovar comorbidade acelera fila da vacinação em Curitiba

O concurso público da Polícia Federal tem 1.500 vagas para os cargos de delegado de polícia federal, agente de polícia federal, escrivão de polícia federal e papiloscopistas. A confirmação da realização da prova foi feita pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – que organiza o concurso – e também via site oficial da Polícia Federal.

Na nota, a banca organizadora cita o parecer jurídico da AGU nº 539/2021 aprovado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que permite e ratifica “todos os locais de realização de provas no Município de Curitiba/PR”. De acordo com o parecer, o decreto de Curitiba é valido para processos seletivos municipais, mas não se aplica a um concurso federal.