Serviço

Como será o atendimento das unidades de saúde de Curitiba no feriado?

Prefeitura pede que pessoas evitem ir até as UPAS com sintomas leves de gripe
UPA. Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

De quinta (1º) a domingo (4), o Samu (Serviço Médico de Urgência) e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Cajuru, Boa Vista, Sítio Cercado, Campo Comprido, Pinheirinho, CIC e Tatuquara funcionam todos os dias, 24 horas, para casos graves, que implicam em risco de morte e necessitam de diagnóstico imediato.

Se você sentir sintomas gripais e casos leves e moderados de quaisquer doenças, que possam ser acompanhados a distância, a recomendação é ligar para a Central de Atendimento (41) 3350-9000 para receber as devidas orientações. O serviço vai funcionar normalmente todos os dias do feriado, das 8h às 20h. Em caso de necessidade, a Central encaminha o paciente para um serviço de saúde.

Quinta-feira (1º) – Atendimento normal

  • Funcionam 42 unidades de saúde, como pronto-atendimento para casos leves e moderados de urgência e emergência médica de quaisquer doenças, das 7h às 19h. Neste momento não estão sendo realizados exames de rotina nem check-ups. Veja a lista completa destas unidades >>> neste link <<<.  
  • Dez unidades básicas de saúde fazem o atendimento de crianças e gestantes, que precisam de acompanhamento permanente, das 7h às 19h. São as mesmas onde hoje ocorre a vacinação (exceto de covid-19). Veja a lista completa destas unidades >>> neste link <<<.
  • Haverá 19 pontos de vacinação da primeira dose contra covid-19 para idosos de 67 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 junho, e para a segunda dose de pessoas com 79 anos completos, nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro. Os 16 pontos fixos de vacinação funcionarão das 8h às 18h e os três pontos de drive-thru atenderão das 8h30 às 16h30.

    A Secretaria Municipal da Saúde orienta que os pontos de vacinação drive-thru são indicados para idosos com dificuldade de mobilidade. Veja a lista completa dos pontos de vacinação e mais informações sobre a vacinação >>> neste link <<<.

Sexta-feira (2) – Sexta-Feira Santa

  • Funcionam 15 unidades de saúde, como pronto-atendimento para casos leves e moderados de urgência e emergência médica de quaisquer doenças, das 7h às 17h. Neste momento não estão sendo realizados exames de rotina nem check-ups.

Sábado (3) – Sábado de Aleluia

  • Funcionam 15 unidades de saúde, como pronto-atendimento para casos leves e moderados de urgência e emergência médica de quaisquer doenças, 7h às 17h. Neste momento não estão sendo realizados exames de rotina nem check-ups. Veja a lista completa destas unidades >>> neste link <<<.
  • Serão 17 pontos de vacinação da primeira dose contra covid-19 para idosos de 67 anos completos, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro. Os 15 pontos fixos de vacinação funcionarão das 8h às 14h e dois pontos de drive thru atenderão das 9h às 14h. A Secretaria Municipal da Saúde orienta que os pontos de vacinação drive-thru são indicados para idosos com dificuldade de mobilidade. No sábado (3/4), o drive-thru e ponto fixo da Paróquia Santo Antônio (Boa Vista) não irão funcionar.