Aqui sai negócio

Comércio é o charme de avenida que passa por três bairros

A Avenida Vereador Toaldo Túlio é hoje a principal artéria viária que corta os bairros Santa Felicidade, São Braz e Orleans. Com quase cinco quilômetros de extensão, a via é também o centro comercial dos bairros. Quem transita por ela, consegue encontrar o mais variado tipo de comércio. Tem de tudo: vidraçarias, supermercados, farmácias, padarias, oficinas mecânicas, lojas de carros, casas de ferragens, materiais de construção, rest aurantes, lojas de móveis, bancos, lojas de roupas, salões de beleza, lojas de calçados, entre outros estabelecimentos.

“Dificilmente eu preciso me dirigir ao Centro de Curitiba para fazer ou comprar alguma coisa. Tem tudo aqui. E quando a gente fala tudo, é tudo mesmo. Todos os bancos estão aqui e o comércio da Avenida Vereador Toaldo Túlio é muito completo, com tudo que qualquer cidadão precisa à disposição”, afirma Katia Kozatek, projetista de móveis planejados que mora e trabalha no São Braz.

O vendedor ambulante Domingos Pires, mais conhecido como Baiano, reflete bem a diversidade do comércio da Avenida Vereador Toaldo Túlio. Há 25 anos ele vende, em sua bicicleta repleta de penduricalhos, panos de prato ao longo da principal via da região. Ele conta que vende nos bairros de Santa Felicidade e São Braz, mas que suas vendas rendem mais na avenida mais famosa da região.

“Quando eu passo por aqui na Avenida Vereador Toaldo Túlio minha vendas aumentam muito, tanto que ando por ela quase que o dia inteiro. Num dia bom chego a vender cerca de 300 panos por dias. Tudo isso porque aqui na Toaldo Túlio tenho meus clientes cativos, que sempre compram comigo por conhecer meu trabalho”, diz Baiano.

O aposentado Sérgio Russi é morador do São Braz há 35 anos e cliente do Baiano há pelo menos 15. Ele conta que o comércio da região mudou muito depois que a reforma da Avenida Vereador Toaldo Túlio terminou em 2011. “O bairro cresceu demais. Quando eu cheguei ainda tinham muitas chácaras na região. Mas o movimento aumentou mesmo depois da revitalização. As calçadas ficaram melhores e muitos comércios vieram pra cá. O trânsito aumentou muito, mas faz parte. O importante é ter um comércio bom”, analisa.

Katia: comércio muito completo, com tudo que qualquer cidadão precisa à disposição.

Quem foi Toaldo Túlio?

A Avenida Vereador Toaldo Túlio foi batizada com esse nome em setembro de 1958 para homenagear Augusto Toaldo Túlio, descendente de italianos nascido em 6 de julho de 1918, no bairro de Santa Felicidade.

Filho de um casal de lavradores, Augusto cresceu nas ruas da região e quando adulto, sempre se envolveu com as causas do bairro. Famoso por ostentar um vistoso bigode, Augusto teve importante participação no coral São Pio X e nos dois clubes de futebol tradicionais do bairro, o Trieste e o Iguaçu.

Mesmo sem cursar uma faculdade, Augusto foi eleito para uma cadeira na Câmara dos Vereadores em 1950. Esteve no cargo entre 1951 e 1955. Chegou a ser prefeito interino durante o mandato de Manoel Ribas. Aos 39 anos morreu em Curitiba devido uma apendicite supurada, deixando a mulher e dois filhos.