Quem tem planos de visitar a Ilha do Mel neste verão, deverá seguir as novas regras, publicadas neste mês de dezembro. Entre as novas regras, está a obrigatoriedade da realização do registro Cadastro Situr (Sistema de Inteligência Turística de Paranaguá) e uso da pulseira de identificação. As pulseiras são vendidas em guichês específicos pelas prefeituras de Pontal do Paraná e de Paranaguá, nos terminais de embarque, a um custo instituído pelos municípios.

continua após a publicidade

LEIA TAMBÉMAlto movimento na Ilha do Mel assusta nativos, que temem surto de coronavírus

A resolução prevê ainda que os condutores das embarcações, antes de darem a partida, leiam o Protocolo e Conduta do Usuário, produzido pelo Instituto Água e Terra (IAT), com informações sobre as medidas de proteção contra a covid-19, turismo e segurança de navegação.

Fica proibido o transporte de passageiros durante o período noturno. Os horários de embarque e desembarque de passageiros são das 8 às 18 horas na baixa temporada, e das 7 às 20 horas na alta temporada.

continua após a publicidade

O documento também esclarece sobre a fiscalização, que será exercida pelas prefeituras de Pontal do Paraná e Paranaguá. O poder de polícia será exercido pela Guarda Municipal dos municípios, pela Patrulha Costeira do 9º Batalhão da Polícia Militar e pelo Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná.

As embarcações com descumprimento das regras serão notificadas pelos fiscais. Já os clandestinos, ou seja, sem cadastro, são apreendidos.

Lotação máxima reduzida

continua após a publicidade

A Ilha do Mel já possui lotação máxima de visitação do dia 30 de dezembro ao dia 03 de janeiro. Por causa da pandemia do coronavírus, o limite de visitantes foi reduzido para 2500 pessoas para hospedagem e 1500 pessoas para day use, modalidade de hospedagem por apenas um dia, sem pernoite.

A orientação é de que os interessados pesquisem as datas com bilhetes disponíveis para venda nos terminais de embarque. Em Pontal do Sul, o telefone é (41) 3455-1144. Em Paranaguá, o telefone é (41) 3455-2616.