A segunda-feira (25) começou com tempo aberto e calor em Curitiba. Com esse abafamento, tudo indica que a formação de tempestades vai chegar na região, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo que é preciso ficar atento com a alteração no tempo em todo o Paraná.

continua após a publicidade

O alerta laranja vai entrar em vigor 12h, e se estende até 21h de segunda, com previsão de risco potencial de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 e 100 mm ao dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

No Simepar, também tem a informação que a instabilidade fica elevada sobre o Paraná, por conta do avanço de um sistema frontal pelo Sul do Brasil. As altas temperaturas também favorecem o desenvolvimento de áreas de instabilidade. Risco de tempestades, com chuvas e ventos fortes, além de descargas atmosféricas, é elevado no estado. Para Curitiba, chance de máxima de 31°C.

Ciclone extra-tropical

Um ciclone extra-tropical atinge a costa do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Durante a terça-feira, o ciclone ganhará ainda mais força, no entanto, em alto-mar. Com isso, o Inmet aponta que o tempo deve ficar ventoso na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

“Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. Também neste dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste”, informa o órgão.

O que significa as cores do alerta?

continua após a publicidade

Amarelo

Indica que poderão ocorrer situações meteorológicas potencialmente perigosas. Quando se refere a alertas de onda de calor, as temperaturas devem ficar 5°C acima da média de dois a três dias consecutivo. Em relação ao alerta de chuva, essa classificação indica um volume de chuvas acima de 20 mm, podendo chegar a 30 mm, com ventos de 40 km/h a 60 km/h.

Laranja 

Essa classificação denomina situações perigosas. Se for um alerta de calor, significa que teremos de três a cinco dias com temperaturas 5°C acima da média. Para alerta de chuvas, indica um volume acima de 30 mm e que os ventos ultrapassarão 60 km/h.

Vermelho

Significa alerta de grande perigo, quando poderão ocorrer fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. No caso de alerta de calor, indica que teremos mais de cinco dias 5°C acima da média, enquanto no alerta de chuvas será um volume acima de 80 mm a 100 mm,com grande risco de enchente.

Você já viu essas?

Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.