Em Curitiba

Cobradora de ônibus é multada por usar acessório ‘impróprio’ durante o expediente

Foto: Daniel Castellano.
Foto: Daniel Castellano.

Uma cobradora de ônibus de Curitiba foi multada pela Urbanização de Curitiba (Urbs) por um motivo um tanto quanto inusitado. De acordo com o portal G1, a funcionária, que trabalha na linha Interbairros III, foi multada em R$ 50, por usar um gorro vermelho durante o expediente. O ocorrido aconteceu no último dia 12, no Terminal Santa Cândida e a justificativa da Urbs era de que a trabalhadora não estava “corretamente uniformizada”.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em explicação ao G1, a prefeitura informou que há um regulamento no sistema de transporte público de Curitiba que permite que os funcionários usem gorros, bonés e boinas desde que não tenham nada escrito e que sejam de “cores discretas, como, por exemplo, preto, cinza ou azul marinho”.

Ainda de acordo com o portal, no dia em que a cobradora foi multada, os termômetros da cidade registravam 10 graus. De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), os cobradores recebem apenas jaqueta e camisa para trabalhar.

+Leia também: Supermercado abre 250 vagas de emprego pra nova loja na Grande Curitiba

De acordo com Ribeiro, o sindicato vai formular uma defesa para apresentar a Urbs, pedindo para cancelar a multa. “Se ela não tem o agasalho dado pela empresa, como vai ter uma cobrança neste sentido?”, disse o diretor do Sindimoc. A prefeitura informou que a Urbs faz as normas e fiscaliza o cumprimento delas, mas que cabe à empresa fornecer o uniforme ao funcionário.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) informou que “os funcionários sabem das regras”, que é possível apresentar uma defesa e que a multa ainda pode ser substituída por uma palestra ou um curso. A empresa Transporte Coletivo Glória informou que receberá os argumentos da cobradora e os encaminhará para defesa junto à Urbs.

Fim do mistério! Saiba por que um bebê só de fralda foi encontrado sozinho nas ruas de Curitiba