Curitiba

Cinco empresas que jogavam lixo na beira do Rio Barigui são multadas pela prefeitura

Lixo foi encontrado no Tatuquara, às margens do rio Barigui| Foto: Levy Ferreira/SMCS
Lixo foi encontrado no Tatuquara, às margens do rio Barigui| Foto: Levy Ferreira/SMCS

Cinco empresas foram autuadas em quase R$ 57 mil em Curitiba por causa do descarte de uma grande quantidade de lixo e entulho no bairro Tatuquara, às margens do Rio Barigui. Uma operação conjunta da prefeitura da cidade com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, identificou os responsáveis pela ação e fez a autuação no local.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Toda a ação aconteceu na última sexta-feira, após equipes do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), da Guarda Municipal e da DPMA irem até o local. Lá, eles encontraram pilhas de resíduos espalhadas por uma área consideravelmente grande, principalmente com restos de obra, como tijolos, telhas e sobras de plásticos e até mesmo alguns móveis destruídos.

+ Leia mais: Redução de tarifas do pedágio é suspensa e preço sobe de novo nesta terça-feira

De acordo com a prefeitura, os responsáveis por todo esse lixo foram identificados como duas empresas que faziam o descarte irregular dos materiais. Elas haviam sido contratadas por outras três companhias, que também vão responder pelo crime ambiental. “Quando se contrata uma empresa para transportar resíduos é imprescindível saber qual destino que será dado ao material”, explica o diretor de Limpeza Pública, Edélcio dos Reis.

+ Leia ainda: Vítimas de explosão no Água Verde passam por cirurgia em Curitiba

De acordo com a prefeitura, a multa de R$ 57 mil foi aplicada apenas às duas empresas que faziam o descarte do lixo às margens do Rio Barigui. Já as contratantes só devem ser punidas com o avançar do processo.

Homem é morto a tiros ao ser chamado pelo nome no portão de casa