Orgulho!

Ciclista paranaense bate recorde mundial de velocidade extrema e chega a 202 km/h 

Foto: Eric Steudel/Divulgação

O ciclista profissional Evandro Portela entrou para a história na manhã deste domingo (26). Por cerca de 30 minutos a BR 277, entre Curitiba e São José dos Pinhais, ficou interditada para testemunhar a maior velocidade já atingida por um ciclista em todo o mundo.

Evandro Portela atingiu a marca de 202 quilômetros por hora, no tempo de 6’32”733, por 11 km, pedalando no vácuo de um carro e em estrada de rodagem comum. Até hoje essa marca nunca havia sido atingida, o atleta bateu o próprio recorde que havia sido 184 quilômetros por hora. A avaliação pelos juízes do Guinness Book será feita de forma online após a coleta de todos os dados e imagens.

“É uma emoção muito grande, um sonho conquistado e um grande desafio. Não foi fácil, enfrentei um vento contra de 20q uilômetros por hora, que dificultou muito a minha progressão de velocidade. Quando estava em 190 quilômetros por hora já não enxergava mais nada, a roda traseira já estava no ar, mas consegui controlar a bike e manter. Persisti e batemos a marca! Foi muito difícil, mas compensador”, declarou portela ao final do desafio.

O evento teve estrutura de segurança e apoio da Ecovia, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), e Prefeitura de São José dos Pinhais.

No vácuo

Foto: Erik Steudel/Divulgação
Foto: Eric Steudel/Divulgação

Para atingir a marca, Evandro iniciou pedalando até ganhar velocidade. Ao atingir 50 quilômetros por hora, o atleta entrou no vácuo do carro e juntos aceleraram até chegar à velocidade final em uma distância de 11 quilômetros. A conferência do tempo foi feita pela Associação de Comissários de Ciclismo do Paraná. O carro, preparado para a ocasião, foi um Subaru WRX 4X4 350 CV turbo, pilotado por um motorista com experiência em alta velocidade, estruturado com uma carenagem de acrílico que criou o vácuo, quebrando a barreira do vento.

Conquistas

Depois de competir profissionalmente nas décadas de 1990 e 2000, somando cinco circuitos europeus e muitas conquistas, Evandro começou a treinar ciclismo em velocidade extrema. Já são 10 anos de muito treino e cerca de 800 quilômetros por semana para se preparar para este tipo de desafio. O ciclista ficou famoso nas redes sociais ao começar a postar seus vídeos de treino, chegando até então à velocidade máxima de 184 quilômetros por hora, em julho deste ano. Seus vídeos chegaram a milhões de visualizações.

O atleta possui no currículo 16 anos (1990 – 2006) de carreira profissional, com cinco temporadas no Circuito Europeu e 10 anos entre os 10 tops ciclistas das Américas. Entre importantes competições mundiais estão participações na Vuelta Espanha e Volta a Portugal. Entre as conquistas: Campeão do Tour Del Leste da França, em 1997; 3º colocado geral da Vuelta a Madri 1997, 5 vezes campeão geral na Volta de Santa Catarina, passando pela a temida serra do rio do rastro, Campeão Brasileiro de Pista 4×4000, entre outros.

Próximo desafio

Evandro não pretende descansar. Quando questionado, já lançou o próximo desafio “com apoio e estrutura vamos chegar a 280 quilômetros por hora”, afirmou.