Temporais

Fortes chuvas provocam alagamentos e deslizamentos na capital e região metropolitana

Chuva deve durar até o fim de semana. Foto: Felipe Rosa/ tribuna do Paraná.

O forte temporal registrado no fim da tarde desta sexta-feira (20) provocou alagamentos na capital. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, até as 22 horas, a Defesa Civil atendeu nove pontos de alagamento nos bairros Portão, Hauer, Bairro Alto, Atuba, Cajuru, Uberaba e Cidade Industrial de Curitiba. No bairro Campo Comprido houve interdição de uma ponte que dá acesso a uma área de invasão no Jardim Santos Andrade, a prefeitura informou que a manutenção começará na segunda (23).

Leia mais: Há mais de 20 anos moradores pedem obras em rio que arrastou carro

Uma pedra - de 2,5 metros - deslizou de um morro na BR-277, em Morretes, e interditou parte da pista. Foto: Divulgação/ PRF
Uma pedra de 2,5 metros deslizou de um morro na BR-277 em Morretes e interditou parte da pista. Foto: Divulgação/ PRF

Além disso, houve destelhamento em uma fábrica de roupas no bairro Batel. Ocorrências também foram registradas em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde houve o deslizamento de um morro na Avenida São José e parte do muro de uma casa foi comprometido.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também registrou uma ocorrência na BR-277, quilômetro 41, em Morretes, sentido Litoral. Uma pedra – de 2,5 metros – deslizou de um morro e houve interdição parcial da pista, mesmo com ela sendo removida para o acostamento. Até o fechamento desta matéria a pista da direita permanecia com interdição devido aos danos causados no pavimento.

Janeiro chuvoso

Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), áreas de instabilidade, que se desenvolvem entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, contribuem para a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas acompanhadas de descargas elétricas. O tempo deve continuar assim até o fim de janeiro.

“Os próximos dias serão parecidos. As tempestades se formam no interior e se deslocam para cá e, mesmo sem chuva forte, acaba gerando transtorno. Voltamos a dizer que as chuvas são comuns no verão, mas durante a parte da tarde ou fim dela. Não é comum vários dias de chuva e com ela em outro horário. A previsão do tempo deve mudar somente no final desse mês” explicou.

Ainda de acordo com Reinaldo, no interior do Estado o sol aparece um pouco mais que nos últimos dias.