Muita água!

Chuvas deixam rastro de lixo em Curitiba e quase 350 toneladas de entulho são recolhidas

Cerca de 400 colaboradores participaram do recolhimento do entulho entre domingo (4) e segunda-feira (5). Foto: Aniele Nascimento

Quase 350 toneladas de entulho foram recolhidas após as chuvas fortes que atingiram Curitiba entre sábado (3) e domingo (4), alagando ruas e desalojando famílias. Esse total equivale a pouco mais da metade de todo lixo produzido nas praias paranaenses durante todos os 46 dias de temporada, quando a Sanepar recolheu cerca de 660 toneladas de lixo, ou ao peso de 70 elefantes adultos, que pesam cerca de 5 mil quilos cada um.

Os principais locais afetados pelo temporal foram os bairros Fazendinha, Parolin, Boa Vista, Tatuquara, Novo Mundo, Pilarzinho, Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e o Parque São Lourenço. De acordo com a prefeitura, entre os materiais recolhidos estão garrafas pet, sacolas plásticas, restos de construção civil, móveis danificados pela chuva e galhos carregados pelas águas. O recolhimento do lixo foi realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) no domingo e na segunda-feira (5).

No primeiro dia de trabalho, a ação aconteceu em caráter emergencial e recolheu 25 toneladas de detritos com o auxílio de oito caminhões e 32 pessoas. Já na segunda, foram coletadas 320 toneladas de entulho. O trabalho foi realizado dia e noite por 388 colaboradores e com o apoio de 69 caminhões de coleta, dois caminhões pipa e uma retroescavadeira.

Esse trabalho de limpeza é realizado pelas equipes a fim de restituir as áreas atingidas e manter a efetividade do sistema de drenagem. Segundo a SMMA, é normal o acúmulo de galhos, lixo e lama nos bueiros e caixas de captação – que ficam no subsolo das ruas – após fortes chuvas. Se essas estruturas não receberem limpeza adequada, a água não escoa devidamente, o que facilita a ocorrência de novos alagamentos.

Prejuízos

O mau tempo afetou 1,5 mil pessoas em Curitiba e deixou mais de 200 desabrigadas. Ao todo, a Defesa Civil atendeu 223 ocorrências e dez vistorias emergenciais foram realizadas pelos técnicos plantonistas da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), e também pelo Corpo de Bombeiros.

O funcionamento de escolas na cidade também foi alterado devido aos temporais. Crianças dos CMEIs Santa Quitéria e Uberlândia e das escolas municipais Arapongas e Dario Vellozo foram dispensadas. A Escola CEI do Expedicionário abriu somente no período da tarde desta segunda-feira (5) e o CMEI Uberlândia voltará a atender na quarta-feira (7).

Chuva mais intensa do verão

Segundo o Simepar, essa foi a chuva mais intensa do verão – com 70,6 mm. Apenas no sábado à noite, a precipitação foi de 38,4mm em um período de meia hora, das 19h15 às 19h45. A medição foi realizada pela estação meteorológica do Centro Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas.

Além de atingir as bacias do Rio Barigui, na região CIC, e do Rio Belém, na Regional Portão, alagamentos também foram registrados no Pinheirinho, Bairro Novo, Fanny, Água Verde, Hauer e Rebouças.

Protestos

Moradores da região do bairro Parolin, em Curitiba, bloquearam as ruas na noite desta segunda-feira (5) para chamar a atenção da cidade e do poder público para os estragos causados pelas chuvas do último fim de semana na região. O mesmo aconteceu na CIC, onde a população fechou a BR-376, no Contorno Sul, por quase seis horas na tarde deste domingo (4) em protesto. Os manifestantes tiveram suas casas alagadas e alegaram que a região não está recebendo a devida assistência da prefeitura.

Triste rotina