Céu carregado

Chuva preta atinge boa parte do Paraná neste fim de semana

Pessoa andando na rua com um guarda-chuva preto.
Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Uma grande nuvem de fumaça rodeou todo o Paraná nos últimos dias e com a chegada da chuva neste fim de semana, há chances de que toda a poluição e os resquícios das queimadas provoquem o fenômeno da “chuva preta”. A precipitação vem carregada, provocada por uma combinação da água com a fuligem presente na atmosfera, e gera uma coloração escura na chuva.

De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, toda a fumaça das queimadas ainda continua presente na atmosfera. “Essa fumaça continua presente, principalmente em níveis mais elevados da atmosfera. Tanto que a possibilidade de chuva preta ela persiste no sábado aqui no estado do Paraná”, esclarece.

Para Braun, a chuva vai amenizar o problema das queimadas, mas não resolver o problema por completo. “Para a resolução desse problema, precisa chover onde esses focos são observados. Então precisa chover na região da Amazônia, precisa chover no Centro-Oeste do país e por enquanto não há um indicativo de que vá chover de forma expressiva para apagar boa parte desses focos de incêndio”, assegura.

Aqui no estado do Paraná, é bem provável que a tenha uma diminuição muito significativa aí dos focos de incêndio no final de semana, mas ao norte essa situação ainda não deve ser resolvida. É o que defende o meteorologista. Entre domingo e segunda-feira (15 e 16), toda essa fumaça que ingressa no Paraná nesta sexta (13) deve seguir em direção ao Sudeste do Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna