Quem saiu de casa achando que o domingo (8) não teria sol, se enganou, mas também teve pouco tempo para aproveitar. O dia amanheceu com tempo fechado, o sol apareceu, as temperaturas foram subindo e os termômetros chegaram a marcar 28° C no final da manhã. Apesar disso, conforme já era previsto pelo Simepar, pancadas de chuva, já conhecidas do verão, atingiram Curitiba e região no começo da tarde.

Segundo o Simepar, o Paraná tem, neste domingo, um dia típico de verão. As temperaturas tiveram uma rápida elevação durante o dia e faz muito calor, principalmente no litoral, noroeste e oeste do Estado.

Pela manhã o tempo parecia estar firme, mas o calor continua e deve ser assim pelos próximos dias. Foto: Lucas Sarzi.
Pela manhã o tempo parecia estar firme, mas o calor continua e deve ser assim pelos próximos dias. Foto: Lucas Sarzi.

Durante a tarde, a previsão é de que as pancadas de chuva continuem. Esses eventos novamente atingem pequenas localidades, rápida duração, mas são chuvas fortes, com ventos moderados e muitos raios. Apesar disso, os termômetros não vão diminuir muito, marcando no mínimo 26° C.

Segue o padrão

A massa de ar que predomina sobre a região Sul do Brasil é quente e úmida. Isso, de acordo com o Simepar, faz com que as condições do tempo não tenham mudanças significativas. Em Curitiba a segunda-feira (9) deve ter início já com temperaturas relativamente elevadas. Ao longo do dia, o calor aumenta, junto com as áreas de instabilidade, provocando temporais isolados a partir do período da tarde.

Os termômetros, nesta segunda-feira, devem ficar entre 19° C e 29° C. O tempo segue estável, com poucas nuvens, mas o forte calor predomina na maior parte do Paraná. Na terça-feira (10), os termômetros devem ficar entre 20° C e 30° C.

Foto: Lucas Sarzi.
Foto: Lucas Sarzi.