Na bronca

Centro tem ruas fechadas em protesto contra cortes em bolsas de pesquisa

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Cerca de 700 pessoas se reuniram na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, na noite desta segunda-feira (6) em um ato contra os cortes de bolsas de pós-graduação e de programas de iniciação à docência anunciado pelo governo federal. O protesto foi organizado pelas redes sociais e contou com o apoio da própria Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O protesto teve início por volta das 19h, quando os manifestantes começaram a discursar nas escadarias do Prédio Histórico da UFPR sobre os cortes anunciados e a importâncias das pesquisas realizadas no país. Em seguida, em votação, eles decidiram seguir em caminhada pelas ruas do Centro.

Com faixas e bandeiras pedindo mais investimentos em educação, eles seguiram pela Rua João Negrão em direção ao Terminal Guadalupe, bloqueando o trânsito na região. Por causa dessa ocupação da via, foi registrado lentidão na região, principalmente quando uma das pistas da Avenida Visconde de Guarapuava foi bloqueada. Eles passaram ainda pela Avenida Marechal Floriano Peixoto em direção à Boca Maldita.

Inicialmente, os próprios manifestantes faziam a orientação do trânsito. Por volta das 20h30, agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) chegaram ao local do ato para ajudar os motoristas a buscarem caminhos alternativos e evitar maiores confusões.

Alguns manifestantes caminham com máscaras gritando palavras de ordem. No entanto, não foi registrado nenhum incidente, exceto algumas pichações em bancos e prédios. A Polícia Militar e a Guarda Municipal não acompanharam o ato.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Rapaz morre nos braços do pai após ser baleado ‘por engano’, segundo seu relato