Surpresa

Ladrões ‘limpam o caixa’ de Centro Acadêmico da UFPR

Estudantes encontraram a sala do Centro Acadêmico arrombada, com armários destruídos e o 'caixa' vazio. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Estudantes encontraram a sala do Centro Acadêmico arrombada, com armários destruídos e o 'caixa' vazio. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Estudantes do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram uma surpresa desagradável ao voltarem para as aulas na segunda-feira (11) no Campus de Ciências Agrárias no bairro Juvevê, em Curitiba. Encontraram as portas do centro acadêmico arrancadas, assim como os cadeados que fechavam armários e geladeiras e descobriram que todo o caixa dos estudantes havia sido furtado. O valor levado totalizava cerca de R$ 3,5 mil e seria utilizado para a realização da Semana Acadêmica do curso em maio.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

“O pessoal chegou e a porta estava aberta. Quando foram para a salinha de trás, um escritório, viram a caixa da porta arrancada e foram atrás do dinheiro, que estava num armário com cadeado e dentro de envelopes. Tinham levado tudo e deixado os alicates que usaram para arrebentar os cadeados”, conta a vice-presidente do Centro Acadêmico de Zootecnia (Cazoo), Emanuella Cristina.

A situação levantou um debate sobre a segurança no campus de Agrárias da UFPR, no bairro Juvevê, já este não é o primeiro caso. “Estamos muito descontentes com a segurança. Há umas duas semanas foram roubados dois data shows no valor de R$ 3 mil. E eles ficam dentro das salas de aula, dentro de grades. Arrombaram os cadeados e levaram os data shows”, relata Emanuella.

Além disso, ao tentarem descobrir o que teria acontecido no fim de semana, os estudantes descobrir que os equipamentos e sistemas de controle que deveriam existir não estão funcionando. “Fomos avisados deque dentro do Setor de Ciências Agrárias apenas duas câmeras estão funcionando e que há alguns meses não é necessário apresentar a documentação na portaria nos fins de semana, após às 13h [horário em que aos sábados já não é considerado período de aula]”, escreveu a gestão do Cazoo em uma nota publicada nas redes sociais.

Universidade está apurando o arrombamento e também o furto de data shows das salas de aula. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Universidade está apurando o arrombamento e também o furto de data shows das salas de aula. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

As questões foram levadas à direção do setor em uma reunião nesta segunda-feira (11) e discutidas também pela pró-reitoria de administração em nova reunião na manhã desta terça-feira (12). Contudo, a UFPR declarou apenas que “está atenta às questões relacionadas à segurança no interior de seus campi e mantém um canal de denúncias (pra@ufpr.br) para mapear e subsidiar políticas que busquem garantir o bem estar da comunidade acadêmica”.

A universidade disse ainda que está apurando tanto o arrombamento do Cazoo quanto o furto de data shows das salas de aula.

Confira a nota da UFPR na íntegra

A Universidade Federal do Paraná está atenta às questões relacionadas à segurança no interior de seus campi e mantém um canal de denúncias (pra@ufpr.br) para mapear e subsidiar políticas que busquem garantir o bem estar da comunidade acadêmica. Paralelamente a UFPR está apurando os fatos ocorridos para tomar providências.

Polícia caça 8 criminosos especializados no golpe da falsa venda de imóveis no Paraná