A Central de Relacionamento da Prefeitura vai passar a oferecer orientações sobre o auxílio alimentar de R$ 70 a famílias em situação de risco social durante a pandemia. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo WhatsApp pelo telefone (41) 98476-2903. A inteligência artificial da plataforma irá simular uma conversa humana, tirando dúvidas sobre como ter acesso ao crédito.

continua após a publicidade

A tecnologia funciona como uma espécie de assistente virtual que se comunica e interage com as pessoas através de mensagens de texto automatizadas.

LEIA TAMBÉMCaixa começa a pagar auxílio emergencial para nascidos em junho

Lançado na semana passada pelo prefeito Rafael Greca, o auxilio alimentar de Curitiba está beneficiando 35 mil famílias em situação de extrema pobreza e risco social da capital. O valor é utilizado para adquirir alimentos nos Armazéns da Família.

continua após a publicidade

“Toda a estrutura da Prefeitura está mobilizada para informar e orientar as famílias beneficiadas sobre o crédito alimentar que será oferecido, inicialmente, por três meses”, salienta Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.  

Os beneficiados são famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e vinculadas aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Fundação de Ação Social (FAS).

continua após a publicidade

Gusi ressalta que, caso haja famílias que ainda não fazem parte do CadÚnico, mas precisam do auxilio alimentar, elas devem procurar o CRAS da sua região para se inscrever (confira os endereços neste link).

As 35 mil famílias beneficiadas podem adquirir alimentos com o crédito em uma das 34 lojas do programa Armazém da Família (veja os endereços neste link). Também é possível comprar itens de higiene e limpeza.

O auxílio alimentar da Prefeitura de Curitiba é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria Municipal de Finanças.

Passo a passo para obter informações sobre o auxílio alimentar pela Central de Relacionamento da Prefeitura

  1. Pelo WhatApp, a pessoa deverá cadastrar o número (41) 9876-2903 e digitar “Olá”.
  2. Em seguida, a inteligência artificial da Central irá dizer “Olá” e informar, na sequência, “Este é um canal de atendimento automático de informações da Prefeitura” e “Digite o número da opção conforme assunto que gostaria de tratar:”
  3. Entre as opções, digite: “5 – Auxílio Alimentar da Prefeitura de Curitiba”
  4. Na sequência, a pessoa será orientada de maneira rápida, com processamento de frases para descobrir as dúvidas que ela tem. Basta ler a pergunta e digitar o número correspondente. Ex.: “2 – Quem tem direito a receber o auxílio alimentar?”
  5. Ao fim da conversa, a inteligência artificial irá se colocar à disposição para tirar outras dúvidas: “Quando precisar estamos aqui, é só mandar um Oi. Agradecemos o seu contato!”