Uma ação de marketing da rede de fast food Burger King mobilizou centenas de pessoas em Curitiba e em dezenas de cidades do Brasil neste sábado (31). Para comemorar o Dia da Bruxas, feriado importado como Halloween, dos Estados Unidos, a rede prometeu dar um Whopper, seu sanduíche mais vendido, para quem fosse ao drive thru da lanchonete “montado numa vassoura”.

continua após a publicidade

+ Leia mais: Curitiba tem 5 novas mortes por covid-19; no Paraná, casos chegam a 211.245

Em Curitiba, quatro lojas da rede possuem o sistema de drive thru (outra fica em São José dos Pinhais), onde tradicionalmente os clientes fazem a compra dos lanches de dentro do próprio carro. Como a vassoura é considerada o “carro das bruxas”, a ideia foi fazer essa brincadeira. Era só chegar, estacionar, e levar o seu sanduíche.

A ação terminou por volta das 18h. Em Curitiba, não foram registrados problemas nem confusões.

Treta em Salvador

continua após a publicidade

Uma lanchonete do Burger King foi interditada, em Salvador, após gerar uma aglomeração de clientes com a promoção. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Salvador informou que a ação descumpria decreto municipal que proíbe a realização de eventos ou promoções que possam gerar aglomeração de pessoas durante a pandemia da Covid-19.

O órgão municipal ainda informou que a rede de lanchonetes também descumpriu a determinação de aferição da temperatura corporal dos clientes na entrada do estabelecimento.

continua após a publicidade

“Promover aglomeração no meio de uma pandemia é inadmissível. Isso fere o decreto e mostra a falta de compromisso com a população”, criticou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Guanabara.

Em nota, o Burger King informou que os funcionários da rede foram orientados a reforçar a necessidade do distanciamento social dos clientes e do uso de máscara, a fim de manter a segurança de todos os consumidores presentes nas lojas.

Contudo, a grande procura dos clientes neste sábado na unidade da rede em Salvador acabou resultando na lotação da capacidade do espaço. Por orientação das autoridades do município, a ação foi interrompida.

“Em razão de uma orientação advinda dos órgãos responsáveis, a ação foi encerrada para garantir o bem-estar de todos. O Burger King respeita e compreende a posição da entidade e, portanto, acatou prontamente a decisão”, informou o Burger King.

A rede de lanchonetes ainda reforçou que segue à risca todos os protocolos de saúde, higiene e segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Para criançada, o dia é de “Gostosuras ou travessuras”, muito comum de se ver em filmes de Hollywood.. O Dia das Bruxas, na verdade, tem origem Celta e celebra o Festival de Samhain, uma homenagem ao rei dos mortos. A festa, que durava três dias, pretendia celebrar a abundância das colheitas do ano.