Formação profissional

Edificação histórica de Santa Felicidade, Casa Culpi será escola de gastronomia

Casa Culpi. Foto: Ciciro Back/Arquivo/Tribuna do Paraná

A Casa Culpi, edificação histórica da região de Santa Felicidade, construída por imigrantes italianos em 1887, será um polo de capacitação profissional na área de gastronomia e de atração e potencialização turística na região. 

LEIA TAMBÉM:

> Panfleteira de Curitiba é destaque na difícil profissão: “Feliz e agradecida”

> Passeios de trem pela Serra do Mar voltam a atrair curitibanos e famílias, estancando prejuízos no turismo

> Ponto de recolhimento do lixo tóxico tem novo endereço em Curitiba

O equipamento irá integrar a Escola de Turismo, anunciada recentemente pelo prefeito Rafael Greca, para o reforço à formação de profissionais e empreendedores do setor. A ação faz parte do rol de iniciativas da Prefeitura ao fortalecimento econômico e à geração de empregos para a recuperação no pós-pandemia.

O projeto de requalificação do espaço é assinado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano de Curitiba (Ippuc) e as obras serão feitas com recursos próprios e a estrutura técnica do município. 

“O objetivo é que a Casa Culpi possa funcionar como um liceu de formação para serviços de gastronomia. A estrutura arquitetônica será mantida. Estamos criando uma cozinha, com instalações adequadas de energia e gás, além de prever restauro do imóvel, recuperação da rede elétrica, implantação de rede lógica e infraestrutura de acessibilidade, inclusive em banheiros”, explica o arquiteto do Ippuc Mauro Magnabosco. 

Patrimônio

De propriedade do município desde de o início da década 90, o imóvel no estilo colonial italiano localizado na Avenida Manoel Ribas, 8.450, é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) cadastrada como Patrimônio Histórico Edificado da Cidade. 

A Casa Culpi foi construída por Giovanni Baptista Culpi, em 1887. Residência da família e também armazém de secos e molhados, o imóvel se tornou importante ponto de encontro da comunidade italiana no final do século 19 e início do século 20. Naquele ponto de vendas ou “negozi”, os imigrantes da Colônia de Santa Felicidade, que vendiam hortigranjeiros em Curitiba, se abasteciam com gêneros de primeira necessidade. 

A colônia, então cinturão verde da cidade maior, se desenvolveu no entorno da picada aberta pelos colonos e depois transformada em estrada carroçável para o escoamento dos produtos. Estrategicamente situada no caminho que se transformou na Estrada do Cerne, ligando a Capital ao Norte do Paraná, e que cujo o trecho urbano recebeu o nome de Avenida Manoel Ribas, a Casa Culpi também foi ponto de parada de motoristas que seguiam aquela rota.

Comprada e restaurada pelo município, nos anos 90 passou a funcionar como memorial da imigração italiana, administrado em parceria com a comunidade. Posteriormente, o imóvel foi sede do Cras Butiatuvinha, gerenciado pela Fundação de Ação Social (FAS).

Afonso termina com Maria de Fátima
Vale Tudo ontem

Afonso termina com Maria de Fátima

César também termina com Maria de Fatima
Vale Tudo hoje

César também termina com Maria de Fatima

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna