Campanha valoriza direitos da pessoa com deficiência

Para tratar dos direitos das pessoas com deficiência, a Prefeitura de Curitiba elaborou a campanha publicitária “Somos Todos Iguais”, que começa a ser veiculada a partir deste sábado (07).  A intenção é mostrar à sociedade a importância deste assunto, fugindo de chavões que normalmente são atrelados as pessoas com deficiência, como a vitimização, ou valorizar pela capacidade de superação.  

“Normalmente as pessoas se dirigem àquelas com deficiência com pena ou elogiando sua capacidade de superação, como se elas só tivessem valor se fossem super-heróis. Mas a pessoa com deficiência tem valor por aquilo que é, não pela superação. Por isso fizemos uma campanha desmistificadora e extremamente bem humorada”, explica o Secretário Municipal de Comunicação Social, Gladimir Nascimento.

Dois filmes de 30 segundos foram elaborados para a campanha. O primeiro trata de uma criança com síndrome de down que participa de uma festa de aniversário e toma as mesmas atitudes que outras crianças; afinal somos todos iguais. O segundo filme é com uma adolescente surda que aparentemente está estudando em seu quarto, mas que age da mesma maneira que meninas de sua idade, dando prioridade as mídias sociais.

A campanha publicitária foi elaborada através das orientações da Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo. Além dos filmes, a  campanha ganhará reforço nos próximos dias com anúncios que serão instalados nos ônibus (busdoors) e também veiculados na internet.