Conscientização

Campanha Maio Amarelo apela ao futebol para tentar conscientizar sobre a violência no trânsito

Santos foi punido pela campanha de marketing do Atlético. Foto: Jonathan Campos

 

MAIO_AMARELOAtender uma simples ligação, responder mensagens ou uma simples postagem no aplicativo de relacionamento. São inúmeras as maneiras de mexer no celular no trânsito. Também por isso, só cresce o número de acidentes e mortes nas rodovias por conta de motoristas que acabam se distraindo lidando com os aparelhos celulares. Por isso, o Atlético, em parceria com uma empresa de aplicativo de transporte, inovou e até causou polêmica para engajar a campanha do Maio Amarelo, que prevê a conscientização da não utilização do celular no trânsito.

O goleiro Santos, instantes antes da partida contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, na tarde deste domingo (13), na Arena da Baixada, foi flagrado utilizando um celular, com as luvas mesmo. Foi, no entanto, tudo uma encenação. Mas o vídeo acabou viralizando na internet e, até a manhã desta segunda-feira, quando o motivo da ação foi revelado, foi um dos assuntos mais comentados nos noticiários esportivos do Brasil.

+ Saiba mais sobre o Maio Amarelo

Durante a entrevista coletiva, realizada na Arena da Baixada, foi passado um vídeo com alguns dados sobre a campanha do Maio Amarelo engajada pelo Atlético. Segundo as informações divulgadas, no ano passado, 400 mil acidentes no Brasil aconteceram por conta de pessoas que estavam distraídas mexendo no celular. Foram, ao todo, 54 mil mortes no trânsito em decorrência desse motivo.

Essa é, então, uma das principais causas de morte no trânsito. Diante disso, o Atlético decidiu dar ao goleiro Santos essa incumbência de encenar a possível utilização do celular no jogo, que também é proibido. Apesar da rotina desgastante de treinos e jogos, o jogador gostou de fazer parte dessa campanha encampada pelo Furacão.

“Realmente é uma campanha muito importante e estou muito feliz por fazer parte. Sempre temos tempo de fazer um pouco de tudo, mas passamos a maior parte do tempo treinando e pensando em jogos. Uma ação como essa faz você tirar um pouco do tempo para pensar e discutir. É algo muito importante em termos de consciência. O celular no trânsito é muito perigoso mesmo e a campanha é muito importante e muito válida. Com certeza vai alcançar muita gente”, concluiu Santos.

Além dessa ação ousada e polêmica, o Atlético, neste mês de maio, vai deixar a Arena da Baixada iluminada com a cor amarelo. Além disso, vai utilizar, durante seus jogos, uma fita amarela no seu uniforme.

Sobre o Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo tem a ideia principal de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Acontece em maio porque no dia 11 deste mês do ano de 2011, a ONU decretou a década de ação para segurança no trânsito. A cor amarela foi usada pelos organizadores porque simboliza a atenção e também simboliza a sinalização e advertência no trânsito.

Amarelou!

Voltar ao topo