Na RMC

Câmeras registram acidentes violentos e vizinhos do local dizem que problema é frequente

Um grave acidente registrado na última quarta-feira (11) por câmeras de segurança de uma casa no bairro Paloma, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver a imprudência de um motorista que segue pela Rua Paranaguá. Ao invés de frear quando chega no cruzamento com a Rua Salto do Itararé, ele segue e acaba atingindo um motociclista que passava pela preferencial.

Conforme moradores da região, essa não é a primeira que vez um acidente deste tipo acontece e atinge o muro de uma residência que aparece nas imagens. Uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, conta que a sinalização poderia ser reforçada, mas que a imprudência é o principal problema. “É terceira vez que essa casa da esquina é atingida, mas o problema está nos motoristas, que não respeitam nada. Moro aqui há anos e este problema só se repete”, desabafou.

Já o morador Sidnei José Martins, 47 anos, conta que já viu diversos acidentes e que espera uma lombada ou algum outro tipo de sinalização. “Eu moro aqui há mais de 20 anos e com o comércio a gente acaba vendo muita coisa. Já presenciei diversos acidentes e talvez uma lombada ajude. Os motoqueiros até buzinam antes de passar, mas nem assim funciona”, contou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motociclista, de 21 anos, teve ferimentos moderados e foi encaminhado ao Hospital Angelina Caron, já o motorista, a princípio, não precisou de encaminhamento.

Pavimentação recente

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Colombo informou que “a Rua Paranaguá foi recentemente pavimentada, recebendo investimentos de mais de R$ 1,5 milhão, para oferecer mais segurança para pedestres e motoristas, e recebeu neste pacote de obras a sinalização completa atendendo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”.

Além disso, a administração municipal ressaltou que, no cruzamento das ruas, a Salto do Itararé é preferencial e “a Rua Paranaguá tem a sinalização de PARE no solo e placas de regulamentação na vertical (calçada), além de contar com placas de orientação da velocidade permitida no local (40 km/h), sendo obrigatório que o condutor pare efetivamente o veículo, e não apenas reduza a velocidade, antes de seguir o seu percurso”.

Por último, a prefeitura recomendou que os motoristas que respeitem a sinalização e leis de trânsito, destacando que o desrespeito à regulamentação de parada obrigatória, indicada pela sinalização PARE, é infração gravíssima.

Motorista bate em poste e causa bloqueio total em rua próxima ao Parque Barigui