Triste!

Cães de raça são recolhidos em canil clandestino em Piraquara; dono foi preso

Uma denúncia anônima levou uma equipe da Delegacia do Meio Ambiente a um canil clandestino em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) nesta terça-feira (2). No local, que era mantido sem nenhuma autorização, os policiais encontraram 14 cães de raça em péssimas situações, machucados e muito doentes. O dono do canil foi encaminhado à delegacia, mas não ficou preso.

+Leia também: Denúncia faz polícia achar ‘cemitério’ de motos roubadas na CIC

Conforme o delegado Matheus Laiola, a denúncia informava que o canil não tinha autorização e, por isso, foi preciso apurar a situação antes de deflagrar uma operação policial. “Entramos em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Piraquara, confirmamos a denúncia e combinamos o deslocamento. Ao chegar, nos impressionamos com a forma que encontramos estes cães, que estavam em péssimas condições, muito machucados, muito doentes”.

Foto: Divulgação/Polícia Civil.
Foto: Divulgação/Polícia Civil.

No canil, que ficava no bairro Chantecler, região rural de Piraquara, foram apreendidos nove cães da raça Border Collie e cinco Golden Retriever. Conforme o delegado, apesar de estar atuando há alguns meses já à frente da delegacia especializada no combate aos maus-tratos aos animais, surpreendeu a situação dos bichos. “É uma situação comove até a gente, porque não nos acostumamos com o que vimos. É muito triste”.

O dono do canil, um idoso de 62 anos, foi detido em flagrante pelo crime de maus-tratos. Ele foi encaminhado à Delegacia de Piraquara, mas não ficou preso. “Infelizmente, por este crime, não temos como mantê-lo preso. Mas ele assinou o termo circunstanciado e vai responder sim pelo que estava fazendo”, explicou o delegado.

Os cães, todos bem machucados, foram recolhidos. “Eles foram encaminhados diretamente a uma ONG, que já está fazendo o tratamento veterinário”, detalhou o delegado. Depois que forem recuperados, os animais provavelmente vão ser destinados a adoção. Veja o vídeo publicado pela ONG:

View this post on Instagram

CANIL CLANDESTINO Hoje com a ajuda do Dr Matheus da DPMA de Curitiba, da Secretaria do Meio Ambiente de Piraquara (Sr Juliano), apoio da Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Pinhais. Conseguimos resgatar 9 animais da raça BORDER COLIE e 1 mestiço. A ação, que ainda não terminou, foi conduzida de forma mais do que eficiente pelos policiais da DPMA, pela Dra Herica e pelo fiscal Eliseu ambos de Piraquara. Nós do Instituto Fica Comigo, só temos a agradecer a EFICIÊNCIA NOTÓRIA da DPMA com seu atual Delegado Titular, o qual desde assumiu o cargo está fazendo toda a diferença para os animais. Amanhã passaremos o LAUDO VETERINÁRIO COMPLETO.

A post shared by Instituto Fica Comigo (@institutoficacomigo_) on

Denunciar é importante!

O delegado Matheus Laiola reforçou que as denúncias são importantíssimas para que a polícia chegue até estes espaços, pois é a população que sabe o que acontece perto de casa. “Desde quando assumi a delegacia já fizemos dezenas de fiscalizações. Infelizmente continuamos encontrando situações de maus-tratos e é por isso que vamos continuar estes trabalhos, para tentar diminuir essa prática que continua na região. Por isso, denuncie sim”, destacou. O contato da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente é o (41) 3251-6200. Também pode ser feito contato através do Instagram.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Denúncia de maus-tratos deixa pais em pânico e causa debandada em escola