Um canil clandestino no bairro Lamenha Pequena, na região Norte de Curitiba, foi fechado na manhã desta terça-feira (19) após uma ação conjunta de fiscalização da Rede de Proteção Animal da prefeitura com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil. Ao todo, 43 cães de raça foram apreendidos.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Os fiscais, veterinários e policiais que trabalharam na ação encontraram um local impróprio para a criação dos animais. Eles estavam em condições de maus-tratos em baias pequenas e com bastante sujeira, além de medicamentos vencidos e seringas. Segundo a Rede de Proteção Animal, havia indícios fortes de criação para comércio ilegal de cães.

+ Caçadores! Pais são surpreendidos com trigêmeos e agora eles precisam de ajuda

Os 43 animais resgatados ficarão sob a guarda de um fiel depositário até a conclusão do processo. Quando estiverem em condições, os cachorros serão encaminhados para adoção responsável.

A prefeitura de Curitiba informou que o responsável pelo canil foi autuado em R$ 21 mil e levado para a delegacia para lavrar termo circunstanciado. A ação só foi possível devido a uma denúncia feita à Central 156.

Crime

A população pode denunciar situações como essa à Central 156 da prefeitura. A Lei Municipal 13.908/2011 relaciona como maus-tratos deixar um animal sem abrigo adequado, sem água e alimento, feri-lo e abandoná-los.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Morre jovem que entrou em casa em chamas para salvar o irmão