A Fundação de Ação Social (FAS) terá neste sábado mais um plantão para incluir e atualizar dados de famílias em situação de vulnerabilidade social no Cadastro Único, sistema do governo federal que dá acesso a benefícios sociais, entre eles o Auxílio Brasil. A medida é adotada desde julho devido ao crescimento do número de pessoas que procuram o serviço e, desde então, mais de seis mil famílias foram inscritas no sistema em Curitiba.

continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM – Chuva e frio! Tempo vira no Paraná no fim de semana com a chegada de frente fria

Neste sábado (3), o atendimento será realizado nas regionais Bairro Novo, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão e Tatuquara, em Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O atendimento é feito apenas para as famílias referenciadas à unidade de plantão (lista abaixo) e, com isto, não se estende para moradores de toda a regional. E somente os dois Cras de plantão na Regional Bairro Novo farão atendimento por busca espontânea, os demais atenderão quem fez agendamento prévio.

continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM – Quíntuplos do Paraná fazem 3 anos! Família revela desafios e rotina em Instagram com 1 milhão de seguidores

A superintendente de Gestão da FAS, Veranice Vieira de Lara Hayashida, explica que os plantões são realizados nas unidades onde foram registrados aumentos na busca espontânea pelo serviço.

continua após a publicidade

“Adotamos essa medida para fazer frente ao aumento da procura pelo Cadastro Único desde o início da pandemia da covid-19, quando milhares de pessoas perderam emprego e renda”, explica. O anúncio do governo federal de aumentar o valor do Auxílio Brasil também ampliou a demanda.

VIU ESSA? Homem sequestra ônibus em Curitiba e obriga motorista invadir condomínio

“Estamos atentos a essa necessidade e nos organizamos por entender a importância da oferta desse cadastro para que famílias em situação de vulnerabilidade social possam ter acesso aos programas de transferência de renda e outros benefícios”, diz.

Locais de atendimento

Na Regional Bairro Novo, estarão abertos os Cras Umbará (Rua Deputado Pinheiro Junior, 1650 – Umbará) e Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1691 – Sítio Cercado), das 8h às 17h, para atender as famílias que moram na região das duas unidades. O atendimento poderá ser por busca espontânea, sem necessidade de agendamento prévio.

LEIA AINDA – Em surto, homem agride esposa, sobe em telhado e atira telhas contra policiais em Curitiba

Na Regional Cajuru, o Cras União Ferroviária (Rua Antonio Tortato, 100 – Uberaba) estará aberto para receber as famílias referenciadas à unidade e que fizeram o agendamento. O atendimento será das 9h às 17h.

O Cras Nossa Senhora da Luz (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC) será a unidade aberta na Regional CIC. O atendimento começará às 8h e seguirá até as 17h, apenas para aqueles que fizeram agendamento.

Na Regional Pinheirinho, os plantões serão realizados nos Cras Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033 – Pinheirinho) e Novo Mundo (Avenida Brasília, 5931 – Novo Mundo), das 8h às 17h, para cadastros pré-agendados.

Regional Portão também estará com dois Cras abertos neste sábado para atender as famílias que fizeram agendamento. Serão o Parolin (Rua Francisco Parolin, 881 – Parolin), das 8h às 14h, e o Fazendinha (Rua General Potiguara, 2793 – Fazendinha), que estará aberto das 8h às 17h.

Na Regional Tatuquara, o atendimento será nos Cras Dom Bosco e Rio Bonito (Rua Marcos Bertoldi, 442 – Campo de Santana), das 8h às 17h, também para quem fez agendamento.  

Regional Boa Vista terá plantão no próximo dia 17, e a Regional Boqueirão, em 3 de outubro, nos Cras Alto Boqueirão, Boqueirão e Vila São Pedro.

Documentos

Para fazer inscrição e atualização de cadastro, o cidadão precisa levar documentos pessoais, assim como de todos os componentes da família que residem na mesma casa. São eles: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda

Caso a pessoa não tenha comprovante de renda, a informação passa a ser autodeclarada.

Em toda a cidade

A inclusão e atualização de dados no Cadastro Único é uma responsabilidade do município e é feita de segunda a sexta-feira. Atualmente, em Curitiba, além dos 39 Cras, o serviço é ofertado nos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nos três Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) e no Sine CIC. O atendimento é das 8h às 17h.

Famílias

Um junho, Curitiba tinha 160.256 famílias estavam inscritas no Cadastro Único, número que passou para 163.172, em julho, e 166.674, em agosto.