Segurança

Cabral recebe módulo móvel da Guarda Municipal

A Praça São Paulo da Cruz, localizada em frente à Igreja Bom Jesus do Cabral, recebeu na manhã desta quinta-feira (10) um módulo móvel da Guarda Municipal de Curitiba.

O equipamento permanecerá no local durante 15 dias. Esta é a 19ª edição da Operação MMI (Módulo Móvel Itinerante), que percorre todas as regiões da cidade.

Após o término de cada operação, a região continua sendo coberta por operações relâmpago e por rondas intensificadas da Guarda. “O tempo de permanência do MMI na região é uma excelente oportunidade para que a comunidade conheça os guardas municipais e interaja com eles, se aproximando da corporação”, explicou o superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social, Osiris Klamas. “É muito importante que a população crie um vínculo com a Guarda Municipal, reforçando o seu papel de Guarda Comunitária”, comentou o superintendente.

O administrador regional da Matriz, que compreende os bairros centrais da cidade, Maurício Figueiredo Lima, também falou sobre a necessidade de estabelecer uma parceria com a população.

“É muito importante que a comunidade utilize o fone 156, da Prefeitura de Curitiba, para fazer sugestões e denúncias, o que ajuda a balizar o nosso trabalho”, disse o administrador.

Ele explicou ainda que a instalação do MMI é um esforço conjunto entre vários setores da Prefeitura, como a Guarda Municipal, departamento de Política Sobre Drogas, Fundação de Ação Social e administração regional.

Comunidade

O padre Arlindo Vieira, que há quatro anos está à frente da Igreja Bom Jesus do Cabral, foi conferir de perto a instalação do MMI e aprovou. “Estamos muito satisfeitos com esta ação”, disse.

Ele explicou que  em um único domingo, por exemplo, duas mil pessoas passam pela igreja. “A maioria dos fieis deixa o carro nas ruas, pois o nosso estacionamento é pequeno, portanto, todo reforço na segurança é bem-vindo”, diz o padre.

Segundo o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Juvevê, os problemas mais frequentes registrados na praça são furto, coerção de flanelinhas e presença de desocupados.

“Solicitamos a instalação do módulo da Guarda Municipal, pois houve um resultado muito positivo, meses atrás, com o MMI no bairro vizinho Hugo Lange”, informou o presidente do Conseg, César Pereira. “Tivemos um retorno dos moradores dizendo que a sensação de segurança aumentou na região”.

Módulo Móvel

A Operação MMI foi lançada em abril, na Praça 29 de Março. Nestes seis meses, a Operação passou por 18 pontos da cidade, registrando diminuição nos índices de violência. Atualmente, além do Cabral, há outro Módulo Móvel instalado na região do Xaxim.

A Operação conta com a presença física do módulo e de agentes que ficam nas praças, além de rondas 24 horas feitas por viaturas, motos e bicicletas da Guarda Municipal, que permanecem após o deslocamento do módulo. Antes do início de cada Operação, a Guarda Municipal faz um rastreamento do local, com a presença de cães farejadores.

A instalação do MMI na Praça São Paulo da Cruz contou com a presença do Centro Cultural Amalfi & Voss, que fez uma apresentação musical aos moradores e comerciantes que foram até o local. A Polícia Militar do Paraná também estava presente ao evento.