Demissões

Bosch abre plano de demissões voluntárias para 366 postos de trabalho

Trabalhadores da Bosch aprovaram, por volta das 17h30 desta quinta-feira (11), um pacote salarial negociado com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). A multinacional ­ que emprega cerca de 2,1 mil pessoas na produção e no setor administrativo­ propôs, entre outras medidas, um plano de demissão voluntária (PDV) para 366 postos de trabalho que a empresa considera excedentes.

Após a conclusão do PDV, a Bosch se compromete a manter o nível de emprego existente em 1.º de abril de 2017 até o fim do acordo coletivo de trabalho, que tem duração de três anos. A companhia também terá de manter em Curitiba as atuais linhas de produtos. O compromisso não inclui a linha de bombas injetoras VE (usadas em tratores e colheitadeiras), que será transferida para a Índia em 2017.

A votação, concluída nesta quinta-feira (11), foi a segunda etapa do processo iniciado na terça (9), quando se abriu uma assembleia online. Por meio de um link na internet, colaboradores sindicalizados puderam votar se estavam de acordo com as soluções apresentadas. Segundo o sindicato, 80% dos que votaram foram favoráveis à oferta.

A restrição do voto online a funcionários sindicalizados incomodou alguns colaboradores, que questionaram a legitimidade da plataforma de votação e encararam o procedimento como um possível entrave às negociações. De acordo com o presidente do sindicato, Sérgio Butka, a decisão deveu-se ao fato de que a maior parte dos atingidos pelo PDV estariam na produção e que estes, em sua maioria, são vinculados ao sindicato. “Seria antidemocrático que gente do setor administrativo opinasse em primeira instância sobre o melhor para quem está no chão de fábrica”, justificou.

Após a apuração, realizada com a presença da Superintendência Regional do Trabalho, do SMC e da Bosch, a polêmica foi acertada. Na última assembleia, todos os colaboradores participaram por meio de voto secreto.

O pacote

As adesões ao PDV, por ordem de inscrição, poderão ser feitas até fevereiro de 2017. Dependendo do tempo de casa e do momento da adesão, o trabalhador que participar do plano receberá de três a seis salários. Em março, a Bosch poderá abrir um plano de demissão involuntária (PDI) com bonificações menores. A proposta negociada com o sindicato também inclui a reposição total do índice de inflação para salários de até R$ 6,5 mil e um ajuste no programa de participação nos lucros e resultados (PLR), com a extinção de algumas metas estabelecidas pela empresa.