Pra adultos e crianças

Bope comemora aniversário da PM com exposição em shopping

Uma exposição para aproximar a população do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) é realizada nesta semana no Shopping Estação, em Curitiba. A iniciativa, que é gratuita, também mostra as atividades do grupo, dá noções de cidadania e segurança e busca enfatizar a importância da unidade especializada dentro da Corporação. No local, os visitantes podem ver de perto os equipamentos usados pelas equipes, além de ter contato direto com os policiais. As crianças também têm diversão garantida com pinturas faciais, oficina de desenho e com a 1ª edição do gibi do Bope, distribuída sem custo para o público.

Bope1

“As pessoas veem as nossas equipes, mas não sabem exatamente o que nós fazemos, como trabalhamos. Então a ideia é informar, primeiramente”, explica o comandante do Bope, tenente-coronel Hudson Teixeira. Segundo ele, a ação acompanha as abordagens que já vem sendo realizadas e que devem ser intensificadas nos próximos meses.

Ainda conforme o comandante, a proposta visa uma mudança cultural na forma como a comunidade enxerga a polícia. “Uma criança que se perde, por exemplo, precisa saber que nós vamos ajudar; ela não pode ter medo. Então nós precisamos quebrar essa imagem de que o Bope é uma unidade violenta porque é uma visão distorcida”, enfatiza. Com isso, o que se espera a longo prazo é construir uma relação mais estreita com a sociedade. “Nós queremos substituir essa cultura do receio pela do respeito e da confiança”.

Gibis

Ao todo, são cinco mil exemplares, com 16 páginas coloridas cada, para incentivar as crianças a lerem. Neste primeiro exemplar o conteúdo aborda a história do Bope.

Bope3

Comemorações

A ação faz parte das comemorações do aniversário de 162 anos da Polícia Militar do Paraná. A mostra começou na última terça (2), termina neste sábado (6) e pode ser visitada das 10h às 22h. Outras iniciativas estão programadas ao longo do mês de agosto para marcar a celebração.