Paraná

Bombeiros recebem plataformas especiais de combate a incêndios vindas da Finlândia

Curitiba e Maringá ganham as novas plataformas de combate a incêndio em agosto. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.
Curitiba e Maringá ganham as novas plataformas de combate a incêndio em agosto. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo.

O Corpo de Bombeiros do Paraná ganhou um importante reforço esta semana. Na solenidade de comemoração do Dia do Bombeiro terça-feira (2), no quartel-geral em Curitiba, o comando da corporação entregou um dos três caminhões que terão as novas plataformas de combate a incêndio fabricadas na Finlândia.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

Este primeiro equipamento será encaminhado para Londrina, no norte do estado. Em agosto está prevista a chegada das outras duas plataformas que serão destinadas para o combate a incêndios em Curitiba e Maringá.

As plataformas possuem 54 metros de altura e podem lançar até 4 mil litros de água e poderiam ser usadas, por exemplo, na explosão do apartamento no bairro Água Verde que vitimou um menino de 11 anos e deixou mais três pessoas feridas gravemente no último sábado (29).

+ Leia também: Whatsapp, Facebook e instagram com problema? Saiba o que aconteceu!

Segundo o comando do Corpo de Bombeiros, as plataformas são mais modernas, por exemplo, do que as usadas no incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris, na Frana, em abril.

“É um equipamento importantíssimo. Há sete anos estávamos lidando com a burocracia internacional para a compra deste equipamento, que é fruto de longo trabalho de pesquisas, de saber onde teríamos o melhor material possível”, destaca o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Santos.

A fabricante finlandesa Bronto Skylift, especializada em veículos de combate a incêndio, venceu a licitação reaberta pelo governo do Paraná em 2018 para compra dos veículos ao custo de R$ 7,1 milhões. Originalmente, a licitação era de 2011, com ordem de compra de 2013. Entretanto, para conter despesas na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o então governador Beto Richa (PSDB) havia adiado a negociação.

+ Leia ainda: Ratinho Júnior anuncia reposição de 5,09% a servidores em quatro anos. Servidores rechaçam proposta

O comandante da Polícia Militar (PM), corporação da qual os Bombeiros fazem parte, coronel Péricles de Matos, destacou a importância do equipamento nas três maiores cidades do Paraná. “Se observarmos o desenho das cidades, vamos ver uma verticalização. Então precisamos conceder aos bombeiros a capacidade de atender em elevação”, ressalta Matos.

Galpões

Outra questão que foi destacada na entrega da plataforma terça-feira é a capacidade hidráulica do equipamento. “Não é importante só em edificações altas, mas também em grandes galpões, onde esse tipo de equipamento pode fazer o ‘dilúvio’ que baixa o calor e permite que nossos homens adentrem ao estabelecimento”, explica o coronel Santos.

+ Leia mais: Motorista de aplicativo ganha mais dinheiro após iniciativa de curitibanos

Dentro deste perfil citado pelo coronel Matos, o equipamento poderia ter sido usado, por exemplo, no incêndio que destruiu um barracão industrial em Pinhais, na região metropolitana, na noite de terça-feira (2).

Mais de 340 quilos de carnes vencidas e sem registro são descartadas após fiscalização