Visita presidencial

Bolsonaro visita Curitiba e Foz do Iguaçu nesta sexta-feira; estudantes organizam protestos

Bolsonaro faz pronunciamento no Congresso sobre a Constituição.
Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro virá ao Paraná nesta sexta-feira (10) para duas visitas oficiais. Pela manhã, ele visita Foz do Iguaçu, na região Oeste, e a tarde ele chega a Curitiba, a primeira desde que foi eleito. A expectativa é de que o presidente enfrente resistência por protestos organizados, especialmente por estudantes de universidades públicas que serão prejudicados por cortes nas verbas para o ensino superior.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Bolsonaro vai participar da inauguração do Centro Integrado de Inteligência e Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul), ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e do secretário de Operações Integradas, Rosalvo Ferreira Franco. O presidente da República será recebido por volta das 16h no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, pelo governador Ratinho Júnior. Também devem participar da solenidade os governadores de Santa Catarina, Comandante Moisés (PSL), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Várias ruas no entorno do Palácio Iguaçu terão o trânsito bloqueado pela expectativa de que milhares de manifestantes compareçam ao local. Linhas de ônibus terão o trajeto desviado. “Os eventuais bloqueios de trânsito vão ser definidos pelo BPTran. Só então, com o desenrolar das manifestações e bloqueios, é que são feitos desvios de linhas, se necessário”, disse a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Pela manhã, em Foz do iguaçu, Bolsonaro vai participar do lançamento da pedra fundamental da construção da nova ponte entre o Brasil e o Paraguai no Marco das Três Fronteiras. O presidente do Paraguai, Mario Abdo Nítez, também participa da solenidade por volta das 13h.

Caminhada

Em nota divulgada pelo Facebook, o Diretório Central Estudantil da Universidade Federal do Paraná (DCE UFPR) informou que a Assembleia Geral Extraordinária dos estudantes, que deveria acontecer nesta sexta-feira foi transferida para a próxima segunda-feira (13). A mudança se dá para que os estudantes, professores, técnicos, membros da comunidade externa e outras pessoas ligadas à universidade possam participar da manifestação “contra os cortes e o desmonte das Instituições de Ensino Federais”.

De acordo com o DCE da UFPR, a concentração começará as 15h30 na Praça Santos Andrade, com realização de atividades. Às 16h30 os manifestantes devem iniciar uma caminhada, em direção ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

Bandidos invadem escola e fazem alunos e funcionários reféns na CIC