No Ahú

Bloqueio em torno da Justiça Federal pra novo depoimento de Lula será menor do que no anterior

Quem mora ou trabalha na região do prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, em Curitiba, não precisará fazer credenciamento para acessar a área nesta quarta-feira (13), data em que o ex-presidente Lula presta o segundo depoimento ao juiz Sérgio Moro. Segundo a Polícia Militar (PM), o entorno ficará bloqueado a partir de meio-dia para evitar confusões. Como a maioria dos moradores e comerciantes já fez credenciamento para o primeiro depoimento de Lula, em maio, o mesmo registro será usado para controle. Quem não fez, porém, deve circular com um comprovante de residência e documento em mãos para que os policiais liberem a passagem.

De acordo com a PM, ainda não há o mapa oficial dos bloqueios de ruas e desvios de trânsito e acesso na região. O que é certo é que as alterações serão feitas em dois perímetros e em uma área menor do que a do depoimento de maio. O primeiro bloqueio, logo em frente ao prédio da Justiça Federal, na Rua Anita Garibaldi, terá passagem totalmente impedida. Já no segundo, que deve chegar a duas quadras do edifício, a princípio, haverá apenas controle policial. Caso a situação fuja do controle, porém, Justiça pode determinar interdito a qualquer momento.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (Sesp), policiais e agentes de trânsito começam a chegar nas proximidades da Justiça Federal a partir das 6h30 de quarta-feira para ajudar no desvio de veículos.

Mil policiais

De acordo com a Sesp, o contingente para cuidar da segurança do entorno será de 1.000 policiais militares. O número é um menor do que o apresentado no último depoimento de Lula à Sergio Moro, quando 1.700 homens foram deslocados para a tarefa.

A redução é relacionada à menor quantidade de manifestantes favoráveis e contrários ao ex-presidente chegando em Curitiba. Enquanto da primeira vez foram 60 mil , agora a estimativa é de que cheguem apenas 2.500 pessoas à cidade.