Participação popular

Binário em Santa Felicidade melhora trânsito após pedido da comunidade

Serviços de manutenção urbana entre a Rua José Hella, que passará a formar binário com a Rua João Paulo I, no bairro Boa Vista. Curitiba, 16/01/2026. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A Prefeitura de Curitiba implantou um binário na Rua José Hella, no bairro Vista Alegre, após pedido da comunidade escolar através do programa Fala Curitiba. A mudança, que entrou em vigor em 15 de janeiro de 2026, visa solucionar problemas de trânsito nos horários de entrada e saída da Escola Municipal Ana Hella.

O projeto, eleito com 141 votos em 2024, transformou as ruas José Hella e João Paulo I em vias de sentido único. Além disso, a José Hella recebeu novo pavimento e sinalização. A Superintendência de Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), realizou as intervenções.

Sandra Regina Rodrigues dos Santos, diretora da E.M. Ana Hella, celebrou a conquista: “A nossa comunidade está em festa, para nós é um sentimento de vitória. Estamos esperando um ano leve, tranquilo e com mais segurança, porque o fluxo vai melhorar muito.”

Moradores e comerciantes locais também aprovaram a mudança. Lucimara Aparecida Luiz, costureira com ateliê em frente à escola há 19 anos, relatou que o problema vinha se agravando: “Muitas vezes os pais queriam prioridade no trânsito, o que criava uma confusão generalizada. Agora eu acredito que vai ficar um pouco melhor.”

Fábio Caut, técnico de informática e morador da região, alertou sobre a necessidade de cuidado com a velocidade após a implantação do binário: “Quando vira uma mão só, o pessoal tende a exagerar um pouquinho, mas a sinalização vai ajudar.”

A população pode enviar demandas semelhantes através do programa Fala Curitiba, realizado anualmente, pelo telefone 156 ou diretamente nas administrações regionais nas Ruas da Cidadania.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.