Um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso partiu ao meio após um acidente com um trem, por volta das 23h30 desta terça-feira (23). O acidente entre os gigantes foi na Avenida Paraná, no bairro Cabral e 11 pessoas ficaram feridas, sendo nove encaminhadas a hospitais de Curitiba e da Região Metropolitana.

continua após a publicidade

O acidente aconteceu em um cruzamento em trecho de subida da avenida, próximo ao Terminal do Cabral. Com o impacto, o ônibus partiu ao meio. Segundo informações do Bom Dia Paraná, da RPC, no momento da colisão não havia passageiros em pé na parte central do veículo.

No local do acidente, o tenente Cunha, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), afirmou que os procedimentos de segurança foram seguidos. Segundo ele, a gravidade da colisão poderia ter sido maior. “Dado tanto o horário, que não era de pico, quanto a quantidade reduzida de pessoas no ônibus, tivemos poucas vítimas”, disse.

A Rumo, empresa responsável pelo transporte ferroviário, afirmou em nota à Tribuna que o local possui sinalização adequada e que o maquinista acionou os procedimentos de segurança para evitar a colisão. Veja o comunicado na íntegra:

continua após a publicidade

“Um ônibus cruzou a preferencial de uma passagem em nível na noite de ontem (22), no bairro Cabral, em Curitiba (PR). O acidente aconteceu após o motorista tentar cruzar a ferrovia quando o trem se aproximava, desrespeitando a sinalização do local e não adotando os procedimentos de segurança: “pare, olhe e escute”. O maquinista que acionou a buzina conforme procedimento padrão nos cruzamentos com vias municipais, foi surpreendido pela ação do motorista e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição. Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada. De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212).”, diz a nota da concessionária.

Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Pimentel (PSD) informou que participou de uma reunião com o Ministério dos Transportes para tratar das ferrovias na região central de Curitiba. A seguir, confira o posicionamento do prefeito:

continua após a publicidade

“O acidente ocorrido na noite de ontem entre um trem e um biarticulado, na Avenida Paraná, no Cabral, reforça a minha preocupação. Tivemos 11 pessoas feridas e 9 delas foram encaminhadas a Hospitais, com ferimentos leves, graças a Deus. Conversei já hoje cedo com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre a necessidade da retirada dos trens de carga que passam pela nossa região central. E essa não é uma demanda de agora. Este ano, eu já fui pessoalmente a Brasília, solicitar isso ao Governo Federal. A nova concessão do Governo Federal vai até 2027, e eu reitero que tenho atuado para que Curitiba seja ouvida sobre esse assunto.

A retirada das linhas de carga ferroviária da área urbana de Curitiba tem sido uma das pautas defendidas por Pimentel desde a campanha eleitoral de 2024. As linhas férreas são uma concessão do governo federal.

Avenida do Cabral ficou bloqueada

Para atendimento da ocorrência, o cruzamento precisou ser interditado, mas foi liberado ainda na madrugada desta quarta-feira (23). A dinâmica do acidente será investigada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉