Páscoa

Benção dos alimentos será feita neste sábado no Bosque do Papa e Memorial Ucraniano

Lucília Guimarães / FCC

A tradicional bênção dos alimentos, festividade de Páscoa realizada pelas comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba, será realizada neste Sábado de Aleluia (31). O evento ocorre no Bosque do Papa, a partir do meio-dia, e no Memorial Ucraniano, a partir das 16h.

No Memorial Polonês, que fica no Bosque do Papa, a programação da Swieconka – que significa a alegria pela bondade de Deus que nos dá o alimento –, começa com almoço típico. Na sequência, haverá uma pequena celebração para marcar a reabertura de uma das casas típicas que foi restaurada no local. Além da bênção dos alimentos, está programada uma apresentação do coral João Paulo II e outras apresentações folclóricas. O evento começa às 12h e termina às 18h30.

Leia também: Confira a programação de missas e celebrações de Páscoa

No Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, acontece a tradicional Bênção das Paskas. Para os ucranianos, a Páscoa, além de ser a festa litúrgica mais importante do ano, é um momento de manifestação cultural. Durante o evento, os pães de Páscoa são assados e o hrin (raiz-forte) com beterraba e os pyssanka (ovos cozidos e pintados) são preparados e colocados numa cesta de vime forrada e coberta por toalhas bordadas. Além da decoração, os pães também ganham acompanhamentos como manteiga, queijo, mel, koybassa (linguiça), salo (bacon ou toucinho) e carne defumada. A bênção começa às 16h e não tem previsão para terminar.

Celebração especial

No Bosque Alemão, também neste sábado, o grupo folclórico Alte Heimat apresentará uma dança típica alemã que demonstra a tradição de pintar ovos de Páscoa. Ao longo do dia, haverá apresentações a cada trinta minutos, com a primeira começando às 10h e a última prevista para iniciar às 15h30.

Endereços:

Bosque do Papa – Rua Euclides Bandeira, s/nº, Centro Cívico.

Parque Tingui – Rua Doutor Mbá de Ferrante, s/nº, São João.

Bosque Alemão – Rua Francisco Schaffer, s/nº, Vista Alegre.