Turismo

Banho refrescante de cachoeira no litoral do Paraná

No litoral do Paraná, é possível trocar o mar por um refrescante banho de cachoeira. No município de Paranaguá, com acesso fácil pelo quilômetro quatro da rodovia Alexandra-Matinhos (PR-508), está a Cachoeira da Quintilha, com queda d”água de cerca de cem metros de altura.

O local está inserido dentro do Parque Nacional Saint Hilaire Lange – em área de Mata Atlântica, considerada de proteção ambiental -, fica a apenas oito quilômetros da BR-277 e pode ser considerado um verdadeiro tesouro escondido entre os atrativos turísticos do Estado.

Ao sair da Alexandra-Matinhos, os turistas pegam uma estradinha de terra de cerca de quatro quilômetros até a entrada da propriedade onde se encontra a cachoeira.

Posteriormente, realizam uma caminhada, também por trilha de terra, de cerca de dez minutos até a queda d”água. Para entrar no local, é preciso pagar uma taxa de visitação de R$ 2.

“No período da temporada, em dias de Sol, a cachoeira recebe muita gente. A maioria dos visitantes vem com a família ou com grupo de amigos e passa o dia na cachoeira. A água é limpinha e todos se divertem bastante, principalmente as crianças. Vem gente de Curitiba e veranistas de todo o litoral”, conta a moradora de Paranaguá Lidia Veira de Souza, que vive em uma chácara próxima à Quintilha.

A água gelada de Serra do Mar do piscinão que se forma na base da cachoeira serve de alívio para o calor. Na região da queda d’água, é proibido acampar, fazer fogueira e levar lixo.

Placas informativas incentivam os turistas a preservarem a fauna e a flora do local. Durante a visita, também é aconselhável ter em mãos uma embalagem de repelente, pois os mosquitos presentes no lugar incomodam bastante.

Quanto à alimentação, na entrada da propriedade onde fica a cachoeira tem uma casinha de madeira onde são oferecidos água, refrigerante e lanches. Em frente à mesma, tem um restaurante com pesque-pague.

No estabelecimento, das 12h às 15h, é servido um buffet caipira, com pratos feitos em fogão de lenha. O mesmo custa R$ 17 por pessoa. Das 8h às 19h, os turistas podem desfrutar de porções.