Uma foto que mostra o que seria um banco de praça com “espetos” de metal, para evitar que moradores de rua dormissem nele, está circulando pelas redes sociais dos curitibanos. No texto fala-se que a iniciativa de colocar os acessórios de metal seria do prefeito Rafael Greca, que estaria completando mais uma etapa de um suposto processo de higienização social no Centro da capital.

continua após a publicidade

A reportagem da Tribuna do Paraná foi atrás de descobrir a verdade por trás da polêmica foto.

O banco em questão fica localizado em frente a vários comércios num mini-calcadão da Travessa Nestor de Castro, quase esquina com a Alameda Doutor Muricy. A colocação do objeto de metal foi feita por algum dos empresários ou moradores do prédio que fica no local e não se trata de uma obra da prefeitura. A estrutura já está lá há um bom tempo.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura “aquele tipo de artefato pontiagudo, que possa causar algum tipo de ferimento, em via pública, não é permitido de acordo com o Código de Posturas Urbanas. Uma equipe do urbanismo vai lá, com fiscais, para verificar e fazer uma notificação mandando retirar. Caso não retirem será aplicado uma multa”.

continua após a publicidade

Ou seja, além de não ser obra do prefeito, a intervenção urbana pode significar multa para quem a promoveu.